A rainha Elizabeth II em cerimônia - Getty Images
Inglaterra

Qual é a diferença entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra?

Vítor Soares, professor de História, explica o que difere um do outro

Wallacy Ferrari Publicado em 17/08/2022, às 17h24 - Atualizado às 17h39

Na Europa, o termo “britânico” pode abranger diversas culturas interligadas, mas que, por trás de sua origem, possuem uma geolocalização bem distinta; o emprego do termo pode ser válido para nascidos na Inglaterra, na Grã-Bretanha e no Reino Unido. Mas se engana quem acredita que as três coisas representam uma mesma coisa, como revelou Vitor Soares, professor de História.

Acumulando mais de 25 mil seguidores em suas redes sociais, o professor de História Vitor Soares publica vídeos contando curiosidades sobre grandes passagens da humanidade e apresenta o podcast semanal “Desventuras”, publicado nas principais plataformas de streaming.

O professor enaltece em vídeo que “as pessoas costumam usar os três nomes como se fossem a mesma coisa”, mas enfatiza que isso não é verídico. Ele explica a aplicação geográfica de um dos nomes; Grã-Bretanha é o nome da ilha onde a Inglaterra, Escócia e o País de Gales se estabelecem.

Contudo, o cenário muda quando se avalia o que é o Reino Unido; nele os países que compõem a Grã-Bretanha se uniam aos países da ilha da Irlanda, sendo eles, a Irlanda e Irlanda do Norte. Dessa forma, se tornaram um agrupamento político, cujas decisões executivas eram realizadas em consenso.

A Irlanda, vale ressaltar, não faz mais parte do bloco, mas a vizinha do Norte se une a Inglaterra, Escócia e País de Gales, que não apenas trabalham conjunto pela parte administrativa, como o molde político deles, o parlamentarismo, é também formado com membros de todos os países componentes.

Cada país tem uma boa autonomia política, mas respeitam o parlamento do Reino Unido. É um pouco parecido com os Estados Unidos, onde tem o poder federal, centralizado, mas cada estado tem uma boa autonomia", acrescenta Vitor em relação a interferência ao legislar.

Por último, sobra a Inglaterra, que realmente deve ser reconhecida como um país, este componente das duas coisas anteriores – Reino Unido e Grã-Bretanha -, mas que possui suas diretrizes próprias, estas inclusive definidas pelo governo local, que é monárquico e representado pela família real britânica.

Confira abaixo o vídeo completo de Vítor Soares!

Inglaterra Reino Unido Grã-Bretanha Nação País

Leia também

Roy Chapman Andrews: O homem da vida real que teria inspirado Indiana Jones


Entretenimento mortal: confira 5 curiosidades sobre os gladiadores


Há 231 anos, Maria Antonieta enfrentava seu destino trágico na guilhotina


Os momentos finais de Che Guevara, morto há 57 anos


De Roanoke a sequestrador: 4 desaparecimentos que seguem um mistério


Veja 5 contribuições importantes de Da Vinci para a Ciência