O professor de História Vítor Soares explica a relação de 'Sandman', série da Netflix, com a mitologia
Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/08/2022, às 20h16
A série ‘Sandman’ estreou na Netflix no último dia 5 e tem conquistado muitos fãs por sua fidelidade aos quadrinhos de Neil Gailman. Estrelada por Tom Sturridge, a trama segue a história de Morfeu e seus irmãos, os Perpétuos, e como foi a vida deles durante todos os milênios em que estiveram vivos.
O protagonista da série é Morfeu, que na mitologia grega é o deus dos sonhos, irmão de Hipnos, deus do sono, mas em algumas versões da mitologia, ele é filho de Hipnos, como conta o professor de História Vitor Soares, idealizador do 'História em Meia Hora'.
Seu nome, do grego ‘Morphe’, significa ‘Forma’, já que a figura mística pode adquirir qualquer forma para entrar nos sonhos das pessoas, podendo causar bons sonhos ou até mesmo pesadelos.
Algumas palavras do nosso idioma, o português, são derivadas do nome do deus grego, tais como metamorfose, morfologia e morfina – essa última faz ainda mais referência, já que a substância deixa o usuário sonolento e logo, sonhando, assim como o deus.
O professor, em um vídeo publicado em seu canal, ainda indica um livro para os curiosos que queiram se aprofundar no memorável personagem: ‘Metamorfoses’, do poeta romano Ovídio.
Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. O professor de história acumula mais de 25 mil seguidores em suas redes sociais.
Confira o vídeo completo de Vitor Soares abaixo!
+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.
Roy Chapman Andrews: O homem da vida real que teria inspirado Indiana Jones
Entretenimento mortal: confira 5 curiosidades sobre os gladiadores
Há 231 anos, Maria Antonieta enfrentava seu destino trágico na guilhotina
Os momentos finais de Che Guevara, morto há 57 anos
De Roanoke a sequestrador: 4 desaparecimentos que seguem um mistério
Veja 5 contribuições importantes de Da Vinci para a Ciência