A "base" tóxica que era utilizada pela Elisabeth I já foi uma febre entre as mulheres da época
Redação Publicado em 12/05/2023, às 17h42
Na Inglaterra, entre os séculos 16 e 19, era comum mulheres usarem maquiagem com chumbo. Isso mesmo que você leu! A "base" tóxica era uma verdadeira febre durante aquele período, sendo utilizada até mesmo pela Rainha Elisabeth I.
Devido sua longa duração e praticidade na aplicação, a maquiagem com chumbo era a principal procura entre as mulheres. O "cosmético" de chumbo era misturado com vinagre e água.
De acordo com o texto do Guinness, algumas mulheres utilizavam, ainda, uma substância tóxica, chamada 'vermelhão', que era extraída a partir de mercúrio.
"Na verdade, ao contrário da crença popular, a cerusa estava longe de ser o grotesco produto cosmético semelhante a uma máscara que imaginamos hoje. Devia parecer e agir como um corretivo bastante transparente e podia ser colocado em camadas ou misturado com pigmentos para obter o efeito desejado", explica o Guinness.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Ouça agora o Desenturas na História, apresentado pelo renomado professor de História, Vítor Soares.
Clique aqui e fique ligado na programação do podcast!
Muito antes de Maria Bonita, a cangaceira Anésia Cauaçu já inspirava medo e até mesmo admiração no sertão nordestino. Contudo, nem sempre a sua vida foi assim.
Roy Chapman Andrews: O homem da vida real que teria inspirado Indiana Jones
Entretenimento mortal: confira 5 curiosidades sobre os gladiadores
Há 231 anos, Maria Antonieta enfrentava seu destino trágico na guilhotina
Os momentos finais de Che Guevara, morto há 57 anos
De Roanoke a sequestrador: 4 desaparecimentos que seguem um mistério
Veja 5 contribuições importantes de Da Vinci para a Ciência