A compositora foi responsável pela primeira marchinha de Carnaval que revolucionou o cenário musical brasileiro
Redação Publicado em 24/02/2023, às 13h30
Considerada a primeira marchinha de Carnaval da História, “Ô Abre alas”, de Chiquinha Gonzaga marcou a música brasileira. Em entrevista ao site Aventuras na História, o ilustrador Duda Oliva, autor da obra “Ô abre alas” explica a importância da marchinha.
“Senti que essa marchinha, com seu pedido por passagem, sua audácia ao misturar erudito e popular e o enfrentamento ao moralismo era a música que o livro pedia”, disse ele.
Segundo o ilustrador, Chiquinha Gonzaga abriu portas para as mulheres na arte. Além disso, para Duda Oliva esta marchinha foi — e ainda é — de extrema importância para a História, uma vez que, a compositora coneguiu mesclar diferentes ritmos na música erudita.
Para saber mais sobre a história de vida de Chiquinha Gonzaga, ouça agora o podcast abaixo 'Desventuras na História', apresentado pelo renomado professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. Fique por dentro, toda sexta-feira um episódio novo.
Clique aqui e confira esse e outros quadros exclusivos!
Em 1935, foi lançado o programa Lebensborn, com o intuito de aumentar a taxa de natalidade de crianças arianas. A partir disso, o Departamento de Propaganda Nazista lançou um concurso para achar o 'ariano ideal'.
Roy Chapman Andrews: O homem da vida real que teria inspirado Indiana Jones
Entretenimento mortal: confira 5 curiosidades sobre os gladiadores
Há 231 anos, Maria Antonieta enfrentava seu destino trágico na guilhotina
Os momentos finais de Che Guevara, morto há 57 anos
De Roanoke a sequestrador: 4 desaparecimentos que seguem um mistério
Veja 5 contribuições importantes de Da Vinci para a Ciência