Através dos séculos, uma série de teorias bizarras sobre a icônica rainha foram reproduzidas
Isabela Barreiros Publicado em 08/01/2021, às 10h00
1. Escreveu as peças de Shakespeare
Devido ao talento na escrita de Elizabeth I, muitos teóricos da conspiração começaram a propor uma tese de que ela teria sido a verdadeira autora de inúmeras — ou até mesmo todas — as peças de Shakespeare.
A história é muito provavelmente infundada. Há séculos, estudiosos discutem se as obras do bardo foram realmente escritas por ele ou por um grupo de dramaturgos e poetas, e a rainha da Inglaterra não escapou a essa teoria.
2. Era um homem
É provável que esse seja o mais grotesco e risível mito sobre Elizabeth I. É muito claro, segundo diversas evidências histórias, que a rainha era, de fato, uma mulher, mas muitos chegaram a questionar essa premissa.
Geralmente, os que acreditam nessa teoria levam em conta que as impressionantes habilidades da monarca em liderança, finanças e até mesmo no meio acadêmico somente poderiam pertencer a um homem. Além de falsa, a afirmação ainda é sexista e discriminatória.
3. Matou a esposa de um amante
Robert Dudley era um conde próximo a rainha Elizabeth I. Ela chegou a nomeá-lo como mestre da cavalaria e existiam inúmeros rumores de que os dois tinham uma relação íntima — a soberana até mesmo o chamava de “doce Robin”. No entanto, o homem estava em um relacionamento com Amy Robsart, com quem se casou e passou a residir na Somerset House.
Na manhã de 8 de setembro de 1560, Amy foi encontrada no último degrau, morta aos 28 anos. A conclusão foi de que havia sido um acidente: ela teria caído e quebrado o pescoço nos degraus. Na época, a oposição passou a sugerir que Elizabeth I estaria envolvida, como forma de ter o homem apenas para si, mas isso não era verdade. Segundo o relatório médico, a morte pode ter sido causada por queda acidental ou por um possível suicídio de Amy.
4. Teve uma infância fácil
Ana Bolena, foi a segunda esposa de Henrique VIII e mãe de Elizabeth I. Quando a mulher foi executada após ser acusada de incesto, adultério e alta traição, a filha foi declarada ilegítima. A pequena Elizabeth, então, passou a viver com sua família materna, mas com uma constante troca de guarda, que fez com que ela passasse sua infância e adolescência em casas diferentes.
No entanto, essa parte da família de Elizabeth era menos desfavorecida, o que fez com que sua primeira governanta, Margaret Bryan, pedisse ajuda financeira de parentes e até mesmo de Thomas Cromwell, ministro-chefe de Henrique VIII. Em uma carta, escreveu: “eu imploro que você seja um bom senhor para ela, e que ela possa vestir roupas, pois ela não tem vestido nem saia nem saia, nem linho para avental, nem lenços”.
5. Significado literal de Rainha Virgem
A rainha também é conhecida como “a Rainha Virgem”, o que até hoje levanta um debate se Elizabeth I seria, de fato, uma mulher virgem. Os dados são inconclusivos, mas o que se sabe com certeza é que ela não deixou nenhum herdeiro.
A historiadora Anna Whitelock, da Universidade de Londres, aponta a soberana como “prostituta da Europa”, e diversos livros apontam que ela pode ter tido relações com parceiros como Robert Dudley, Robert Devereux, conde de Essex, e Francisco, duque de Anjou. Outras, porém, afirmam que ela era casada com seu país, ou, ainda, que seria estéril.
+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon
Elizabeth I: Uma biografia, de Lisa Hilton (2016) - https://amzn.to/380aB5O
Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, de Margaret George (2012) - https://amzn.to/31rY2xT
A Real Elizabeth, de Andrew Marr (2013) - https://amzn.to/2OwlAfI
Elizabeth I (Edição Inglês), de Anne Somerset (2003) - https://amzn.to/2v31hj3
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais
Evandro Texeira foi o único fotógrafo presente no velório privado de Pablo Neruda