Entenda como, desde 'Os Lusíadas' até 'Os Sertões', séculos de pura literatura influenciaram a vida e os costumes da sociedade
Leandro Narloch Publicado em 23/05/2021, às 09h00
Os grandes nomes da literatura dos últimos 500 anos nem sempre souberam, mas estavam dentro de correntes literárias influenciadas pelo que acontecia no mundo. Com o passar dos anos, grande parte dessas obras tornaram-se marcos pelos quais, até hoje, a história do ocidente é contada e deixada para a posteridade.
Confira nove movimentos literários que moldaram a história do ocidente:
Inspirada na arte greco-latina, a literatura do Renascimento Cultural exalta o humanismo e a razão. Predominam poemas épicos como 'Os Lusíadas', escrito pelo português Luís Vaz de Camões em 1572, e peças de teatro como 'Auto da Barca do Inferno' (ou Auto da Moralidade), de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517.
Entre a razão renascentista e a religiosidade da Contrarreforma, os autores se lançam a exageros, conflitos e desequilíbrios. Os grandes exemplos são o inglês William Shakespeare ('Macbeth'), Padre Vieira ('Os Sermões') e o espanhol Miguel de Cervantes, que, entre 1605 e 1615, escreveu 'O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha'.
Depois que o Iluminismo dá um fim ao sentimentalismo e aos excessos decorativistas e dramáticos do Barroco, a cultura da Antiguidade Clássica volta a influenciar as letras. Este é o grande momento de dois dramaturgos, filósofos e poetas alemães: Friedrich Schiller e Wolfgang Goethe, o autor de 'Fausto', de 1808.
'Cantos e Inocência' (1789), do poeta inglês William Blake, abre o período de sofrimento amoroso e heroísmo, indo contra o racionalismo do movimento anterior. Destacam-se o francês Alexandre Dumas, de 'Os Três Mosqueteiros', o inglês Lord Byron e, no Brasil, Gonçalves Dias e José de Alencar, autor de 'O Guarani'.
Com 'As Flores do Mal', o francês Charles-Pierre Baudelaire inicia a escola literária que mistura o romantismo com tons místicos e fantásticos, presentes também em obras de poetas como Verlaine e Rimbaud. Os autores simbolistas eram chamados de “nefelibatas” (que vivem nas nuvens, sem obedecer as regras literárias).
Contra o envolvimento político do século 19, poetas franceses como Catulle Mendes e Alphonse Lemerre lançaram a revista romance naturalista publicado em 1890. 'Le Parnasse Contemporain' (1866), pregando a poesia pela poesia e a busca por rimas perfeitas. No Brasil, o grande nome parnasiano é Olavo Bilac.
Ao contrário da maioria dos poetas, os autores de prosa do século 19 escrevem romances sociais e psicológicos, como 'Crime e Castigo', do russo Fiódor Dostoiévski, e 'As Ilusões Perdidas', de Honoré de Balzac. Em 1882, Machado de Assis publica 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', um dos principais clássicos brasileiros.
Outra corrente da prosa do século 19 tenta descrever a realidade de forma objetiva e também mostrar a influência do ambiente no homem. O grande autor deste período é o francês Émile Zola, autor de 'Germinal' (1885). No Brasil, Aluísio de Azevedo escreve 'O Cortiço', em meados de 1890.
Autores brasileiros como Lima Barreto, de 'Triste Fim de Policarpo Quaresma', e Graça Aranha, de 'Canaã', usam a literatura para traçar uma nova interpretação do Brasil e discutir seu futuro. Outra grande obra da época é 'Os Sertões', em que o jornalista e escritor Euclides da Cunha descreve o homem sertanejo e a Guerra de Canudos.
+Saiba mais sobre a Literatura por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
O Livro Da Literatura, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3a6B8Pn
História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi (2015) - https://amzn.to/2UY0tXi
Como ler literatura, de Terry Eagleton (2019) - https://amzn.to/2y2CcpY
O elogio da literatura, de Zygmunt Bauman e Riccardo Mazzeo (2020) - https://amzn.to/2yMmGPi
A Literatura Portuguesa, de Massaud Moisés (2010) - https://amzn.to/39YYrdQ
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W
Ainda Estou Aqui: Conheça o livro que inspirou o filme de sucesso
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais