Em 2010, criador de The Big Bang Theory denunciou uma versão plagiada de uma das maiores sitcoms de sucesso nos Estados Unidos
Thiago Lincolins Publicado em 03/06/2024, às 11h27 - Atualizado em 05/06/2024, às 15h33
O grupo de amigos Sheldon, Leo, Howard, Raj e Natasha se encontra em um modesto apartamento para discutir as mais variadas ideias e jogar conversa fora. Ao ler rapidamente, você pode imaginar que a redação errou os nomes dos protagonistas da sitcom "The Big Bang Theory", no entanto, esse é o elenco da série "The Theorists".
Com uma única temporada, exibida em 2009, a produção criada na Bielorrússia chamou atenção de Chuck Lorre, criador de TBBT, por suas semelhanças com o grupo de amigos de Sheldon Cooper.
No ano de 2010, através das Vanity Cards — cartas mostradas ao público após os episódios — o criador demonstrou insatisfação com o lançamento, descrito por ele como uma "tradução russa" de "The Big Bang Theory".
"A Bielorrússia tem (...) sobre uma próspera indústria de produção de TV. Um dos sucessos mais recentes é uma sitcom sobre quatro cientistas nerds que moram ao lado de uma bela garçonete loira. Os personagens são chamados de Sheldon, Leo, Howard, Raj e Natasha, e a série é intitulada 'The Theorists'. Cada episódio começa com uma montagem acelerada de imagens que nos leva dos primórdios dos tempos até o presente. De acordo com esse tema, a montagem é acompanhada pelo que é provavelmente a pior peça da música pop desde o início dos tempos. E, finalmente, cada episódio parece ser uma tradução russa de um episódio de 'The Big Bang Theory", denunciou Lorre.
Ele também aproveitou para explicar aos fãs do seriado o motivo pelo qual não seria possível processar "The Theorists". Por ser propriedade e operada pelo governo bielorusso, a produção em questão não poderia ser acusada juridicamente.
"Quando levamos isso ao conhecimento do departamento jurídico da Warner Bros., fomos informados de que era quase impossível processar por violação de direitos autorais na Bielorrússia porque a produtora de TV que nos rouba é de propriedade e operada pelo governo bielorrusso. Como não tenho outra opção, espero que essa carta de vaidade seja lida pelas pessoas que fazem 'The Theorists' e que, atormentadas pela culpa, desmoronem (...)", disse ele.
De qualquer maneira, o desabafo de Chuck Lorre chegou no elenco da série, que alegou não saber da ausência de permissão legal. Como resultado, os atores deixaram o show e o programa foi tirado da grade televisiva. Alguns episódios, contudo, podem ser encontrados no Youtube. Confira um deles abaixo.
5 membros da realeza britânica que não usaram o verdadeiro nome
O inusitado prato favorito do príncipe George, filho de William
Donald Trump: Quem são os filhos do novo presidente dos Estados Unidos?
De Clinton a Nixon: Relembre polêmicas de presidentes dos Estados Unidos
Senna: Compare o elenco da série com as pessoas reais
Evandro Texeira foi o único fotógrafo presente no velório privado de Pablo Neruda