Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Save The Children, Josef Stálin, Chechênia: tiro e queda

Save The Children, Josef Stálin, Chechênia: tiro e queda

01/08/2008 00h00 Publicado em 01/08/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Abuso de crianças

A entidade britânica Save The Children divulgou relatório em que aponta a ocorrência de casos de abuso sexual de crianças por tropas da ONU em zonas de conflito. O estudo foi baseado em entrevistas com 341 crianças e adolescentes feitas no ano passado no Haiti, Costa do Marfim e Sudão. O documento indica que as tropas da ONU “são uma fonte particular de abuso em várias localidades”, incluindo o Haiti, onde o Brasil chefia a missão militar.

Stálin é pop

O ex-ditador soviético Josef Stálin está cotado para uma eleição do vulto histórico mais importante da Rússia, apesar de ter nascido na Geórgia, segundo uma pesquisa cujo resultado sairá em dezembro. Mesmo sendo um dos maiores tiranos do século 20, Stálin desponta na lista de 500 nomes que inclui czares, atletas, compositores e poetas. Um levantamento feito há dois anos mostrou que 47% dos russos viam Stálin como uma figura positiva.

Despojos da guerra

A reconstrução da Chechênia está trazendo à tona corpos de desaparecidos durante a guerra que assolou o país a partir de 1999. Em Grozny, o esforço de reconstrução encheu a cidade de trabalhadores e máquinas financiados pelo petróleo. No entanto, têm se tornado cada vez mais rotineiras as descobertas de valas comuns repletas de vítimas da guerra nos canteiros de obras.

 

Acervo

Leia também

Oswaldo Aranha: O brasileiro que presidiu a assembleia que determinou a partilha da Palestina


Quando enganar o outro virou “conto do vigário”?


Otan x Pacto de Varsóvia: Mundo já esteve refém de suas trocas de ameaças


10 particularidades sobre a Guerra do Paraguai


Georgi Zhukov: o homem que liderou as batalhas mais importantes da URSS na Segunda Guerra


Liberdade, Igualdade, Fraternidade: Há 230 anos, era aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão