Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Fogo-rápido: notas de guerra

Fogo-rápido: notas de guerra

01/01/2006 00h00 Publicado em 01/01/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Cavalaria egípcia

Arqueólogos alemães e egípcios encontraram um dos estábulos mais antigos do mundo nas ruínas de Pi-Ramsés, na beira do delta do Nilo. A instalação, de 17 mil m2, que acomodava até 460 cavalos, pertencia a Ramsés II, que governou há mais de 3 mil anos. As carruagens de duas rodas puxadas a cavalo eram a marca registrada do exército do faraó guerreiro em suas empreitadas.

Menu inglês na guerra

Uma cozinha temporária usada por soldados britânicos durante a Guerra da Revolução Americana (1775-1783) foi descoberta num terreno próximo à cidade de Gloucester, Virgínia. Caixas de metal serviam como fogão a lenha. Depois da refeição, eles enterravam os utensílios. Restos encontrados mostram que o menu incluía carne de porco, veado, peru e ostras. Podem até ter perdido a guerra, mas estavam muito bem alimentados

O aviador congelado

Dois alpinistas estavam escalando a geleira do monte Mendel, na Califórnia, quando tomaram um susto. A 3,9 mil metros de altitude, deram de cara com o corpo congelado de um aviador americano da II Guerra Mundial. Trata-se de um dos cinco tripulantes do avião de treinamento AT-7, que caiu em 18 de novembro de 1942. Quatro corpos haviam sido resgatados em 1947. Faltava esse, achado o ano passado.

 

Acervo

Leia também

Oswaldo Aranha: O brasileiro que presidiu a assembleia que determinou a partilha da Palestina


Quando enganar o outro virou “conto do vigário”?


Otan x Pacto de Varsóvia: Mundo já esteve refém de suas trocas de ameaças


10 particularidades sobre a Guerra do Paraguai


Georgi Zhukov: o homem que liderou as batalhas mais importantes da URSS na Segunda Guerra


Liberdade, Igualdade, Fraternidade: Há 230 anos, era aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão