O avião fabricado pelos irmãos Wright chamava-se Flyer (Voador) e era um biplano. Foi Orville Wright quem pilotou o primeiro vôo controlado dos irmãos, em 17 de dezembro de 1903, na cidade de Kitty Hawk, na Carolina do Norte
Texto: Patrícia Pereira Publicado em 01/09/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36
Equilíbrio
A asa direita era 10 centímetros mais longa do que a esquerda para compensar o peso do motor, localizado à direita do piloto.
Estabilizadores frontais
Pequenas asas com superfícies ajustáveis, usadas para resolver problemas de perda súbita de sustentação.
Motor
De 12 cavalos, foi fabricado pelos próprios irmãos Wright. Ficava à direita do piloto e fazia girar duas hélices propulsoras.
Hélices
Eram duas, de madeira. Ficavam atrás das asas, uma de cada lado, e giravam em sentido contrário.
Asas flexíveis
Cordas atadas às pontas das asas podiam ser puxadas ou afrouxadas pelo piloto, em um sistema que possibilitava ao avião girar em seu eixo longitudinal ou vertical. Com isso, passaram a controlar a inclinação da aeronave.
Leme móvel
Antes de se instalar esta parte, ao fazer uma leve curva no ar, o planador girava de maneira muito abrupta. O descontrole foi apelidado por Orville de “escava-poço”. O leme duplo e móvel permitiu ao piloto controlar o aeroplano.
Ficha técnica
Extensão das asas: 12,3 metros (a direita era 10 centímetros maior do que a esquerda)
Comprimento: 6,4 metros
Peso: 274,4 quilos (sem o piloto) ou 341 quilos (com o piloto)
Motor: horizontal, de 4 cilindros e 12 cavalos
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