Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Um Brasil, várias histórias

Livro analisa as últimas duas décadas do país sob a óptica de temas diferentes

Hugo Vidotto Publicado em 01/06/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Quem nunca deparou com a construção “nós vamos estar enviando” ou algo parecido? Mais do que uma frase capaz de chacoalhar os ossos de Machado de Assis, é também um exemplo de como o brasileiro altera o uso da língua com o passar do tempo. Nos últimos anos, expressões em inglês, por exemplo, incorporaram-se ao vocabulário nacional sem pedir licença. Palavras foram criadas, abandonadas ou adaptadas.

A transformação da língua é um dos 18 artigos de O Brasil no Contexto, livro comemorativo dos 20 anos da editora Contexto, que faz um balanço das duas últimas décadas na história nacional.

O volume, com organização do historiador Jaime Pinsky, fundador da Contexto, traz nomes como o do cientista social Demétrio Magnoli discutindo política externa e o dos jornalistas Marília Scalzo (falando sobre comportamento) e Heródoto Barbeiro (que trata sobre esportes). Os temas vão desde os mais recorrentes em releituras históricas – como economia e direitos humanos – até outros mais ousados, como mulheres e cidades. “A multiplicidade de temas mostra que a percepção do tempo histórico, hoje, é bem mais ampla do que alguns anos atrás”, afirma Jaime Pinsky.

 

Acervo

Leia também

Oswaldo Aranha: O brasileiro que presidiu a assembleia que determinou a partilha da Palestina


Quando enganar o outro virou “conto do vigário”?


Otan x Pacto de Varsóvia: Mundo já esteve refém de suas trocas de ameaças


10 particularidades sobre a Guerra do Paraguai


Georgi Zhukov: o homem que liderou as batalhas mais importantes da URSS na Segunda Guerra


Liberdade, Igualdade, Fraternidade: Há 230 anos, era aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão