Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Prédio histórico

Prédio histórico da Bolsa de Copenhague amanhece em chamas

Edifício datado do século 17 foi tomado por chamas nesta terça-feira, 16; prédio foi construído entre os anos de 1619 e 1640

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 16/04/2024, às 08h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prédio de 4 séculos pegou fogo - Divulgação
Prédio de 4 séculos pegou fogo - Divulgação

Amanheceu em chamas o prédio histórico da antiga Bolsa de Copenhague, datado do século 17, nesta terça-feira, 16/4, com sua icônica agulha desabando durante o incêndio. Até o momento, não há informações sobre vítimas.

Os serviços de resgate dinamarqueses já estão no local, com caminhões de bombeiros cercando o edifício. Atualmente, o prédio abriga a Câmara de Comércio da Dinamarca, situada próxima ao Parlamento.

"400 anos de patrimônio cultural dinamarquês em chamas", lamentou o ministro da Cultura Jakob Engel-Schmidt pelas redes sociais, segundo o portal Metrópoles.

O vice primeiro-ministro Troels Lund Poulsen expressou sua tristeza diante das "imagens terríveis da Børsen", comparando a importância do edifício à Notre Dame.

Espetáculo terrível

A polícia mobilizou todo seu pessoal para o local e bloqueou partes da cidade para o tráfego. A Câmara de Comércio da Dinamarca reagiu nas redes sociais, descrevendo o incêndio como um "espetáculo terrível" e pedindo às pessoas que se afastassem da área ao redor de Slotsholmen, onde o prédio está localizado.

Encomendada pelo rei Christian IV, a Bolsa de Copenhague foi construída entre 1619 e 1640, sendo um dos edifícios mais antigos e significativos da cidade, com uma história rica e relevância cultural para o país.