Segundo Reinaldo Marcus Green, diretor de nova cinebiografia sobre o ícone do reggae Bob Marley, filme foi fortemente inspirado pelo clássico brasileiro 'Cidade de Deus'
Neste mês de fevereiro, chegou aos cinemas brasileiros a nova cinebiografia 'Bob Marley: One Love', inspirada na vida de um dos maiores ícones musicais de todos os tempos e grande símbolo do reggae. Dirigido por Reinaldo Marcus Green, uma curiosidade sobre o longa é que ele foi fortemente influenciado por um grande e conhecido filme brasileiro: 'Cidade de Deus'.
Este último, lançado originalmente em 2002, foi dirigido por Fernando Meirelles, e acompanha Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem pobre, negro e sensível, que cresce na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio.
Amedrontado com a chance de se tornar um criminoso, ele é salvo por seu talento como fotógrafo, carreira pela qual ele analisa o dia a dia da favela através das lentes, enquanto convive com o cenário de grande violência.
+ Há 20 anos, 'Cidade de Deus' era lançado e aclamado mundialmente
De fato, esta é uma das produções mais célebres do cinema brasileiro, em especial entre as feitas no século 21, tendo conquistado também grande destaque internacional. E, conforme dito por Reinaldo Marcus Green em entrevista ao portal Splash, do UOL, desde seu primeiro encontro com Ziggy Marley, filho de Bob, para a produção da nova cinebiografia, 'Cidade de Deus' serviu como exemplo e referência.
'Cidade de Deus' foi um dos filmes que eu estava conversando com Ziggy desde a nossa 1ª reunião: 'Cara, e se fosse uma versão de 'Cidade de Deus'? Isso seria muito legal'", conta o cineasta.
Ele também explica que aspectos do filme brasileiro chamam sua atenção, e que ele gostaria que tivessem também no filme sobre a lenda do reggae: "[Cidade de Deus] era rico em pessoas, em história e em política. Eu senti como se fosse uma parte muito importante para um filme como esse."
Além de Reinaldo Marcus Green na direção, 'Bob Marley: One Love' também conta com um elenco de peso, incluindo Kingsley Ben-Adir como o próprio músico, além de Lashana Lynch e James Norton.
"'Bob Marley: One Love' celebra a vida e a música de um ícone que inspirou gerações através de sua mensagem de amor e unidade. Pela primeira vez na tela grande, descubra a poderosa história de superação de adversidades de Bob e a jornada por trás de sua música revolucionária", diz a sinopse oficial do filme, disponibilizada pela Paramount Pictures.
+ Bob Marley: Por que redes de cinema marcaram sessões do filme para 16h20?
'Bob Marley: One Love' está disponível nos cinemas brasileiros desde o dia 15 de fevereiro.