Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arnold Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger chama antissemitas de ‘perdedores’ que morrerão ‘miseravelmente’

Filho de combatente nazista da 2ª Guerra, Arnold Schwarzenegger se tornou importante figura antiguerra e da luta contra o antissemitismo

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 07/03/2023, às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ator e político Arnold Schwarzenegger - Getty Images
O ator e político Arnold Schwarzenegger - Getty Images

Filho de um combatente nazista da Segunda Guerra Mundial, o ator e político Arnold Schwarzenegger se tornou um porta-voz antiguerra e da luta contra o antissemitismo. Em um vídeo publicado em seu canal do YouTube, o ex-governador da Califórnia falou sobre a crescente de movimentos de ódio nos Estados Unidos: “nunca houve um movimento de sucesso baseado no ódio”.

+ Qual a ligação do pai de Schwarzenegger com o nazismo?

Nazistas? Perdedores. A Confederação? Perdedores. O movimento do apartheid? Perdedores. Eu não quero que você seja um perdedor. Não quero que você seja fraco… apesar de todos os meus amigos poderem dizer: 'Arnold, não fale com essas pessoas. Não vale a pena’”, prosseguiu. 

O astro de ‘O Exterminador do Futuro’ ainda declarou: “Eu não me importo com o que eles dizem. Eu me importo com você. Acho que você vale a pena. Sei que ninguém é perfeito… consigo entender como as pessoas podem cair na armadilha do preconceito e do ódio.”

Aumento do antissemitismo

Segundo repercutido pelo The Guardian, as falas de Arnold Schwarzenegger acontecem em paralelo com a divulgação de dados pela Liga Anti-Difamação dos EUA — que apontou em 2022 um aumento em casos de abuso e violência antissemita: 2.717 registros apenas nos Estados Unidos, maior índice desde que o levantamento começou, em 1979. 

“É mais fácil dar desculpas de que o povo judeu conspirou para impedi-lo do que admitir que você só precisava trabalhar mais”, disse Arnold. “É mais fácil odiar do que aprender... Ninguém que escolheu o caminho fácil do ódio chegou ao fim da estrada e disse: 'Que vida'. Não. Eles morrem tão miseravelmente quanto viveram”. 

“Não importa o quão longe você tenha ido, quero que saiba que ainda tem a chance de escolher uma vida de força. Você tem que lutar a guerra contra si mesmo… O caminho [do ódio] é mais fácil — você não precisa mudar nada, tudo em sua vida que não te deixa feliz pode ser culpa de outra pessoa… [Mas] você vai acabar quebrado. Não quero que você passe por tudo isso”, finalizou.