Miep Gies teve um papel crucial durante a perseguição sofrida por Anne Frank e familiares na Segunda Guerra
Sem dúvidas, Anne Frank é um dos nomes mais conhecidos da História. Durante a Segunda Guerra Mundial, a adolescente e seus familiares precisaram viver em um esconderijo em meio à perseguição dos nazistas contra os judeus e minorias.
Anos após o conflito que entrou para os livros de História, a saga de Anne, que registrou os horrores vividos no período em um diário, instiga e entristece diferentes gerações. No entanto, poucos conhecem a história de uma pessoa que foi importante para Frank e sua família: Miep Gies.
Ela teve extrema importância ao ajudar famílias judias durante o período do Holocausto, o que incluiu Anne Frank, seus pais e a irmã. Gies teve um papel de suma importância na preservação dos registros de Anne.
Após a prisão dos moradores do Anexo, onde Anne e familiares se escondiam, Miep preservou o diário da jovem, evitando que pudesse cair nas mãos dos nazistas. De tão inspiradora, sua história é contada na minissérie ‘A Small Light’, da National Geographic e disponível no Disney+.
No podcast 'Desventuras', o professor e historiador Vítor Soares narra a incrível história de Miep. Confira o episódio completo abaixo!