Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Rússia: camada de gelo se parte e carros de pescadores ficam isolados em mar

Grupo de pescadores acabou ficando em situação perigosa após levar seus SUVs para espessa camada de gelo sobre o Mar de Okhotsk, na região russa de Magadan

por Giovanna Gomes
ggomes@caras.com.br

Publicado em 08/04/2025, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carros de pescadores ficaram isolados - Divulgação/X
Carros de pescadores ficaram isolados - Divulgação/X

Um grupo de pescadores acabou ficando preso em uma situação perigosa no último sábado, 5, após levar seus SUVs para a espessa camada de gelo sobre o Mar de Okhotsk, na região de Magadan, na Rússia. O que começou como mais um dia comum de pesca terminou com veículos afundando no mar e uma grande operação de resgate.

O gelo começou a rachar repentinamente, e centenas de pescadores tentaram retirar seus carros da superfície congelada. No entanto, o pânico e a pressa resultaram em um engarrafamento sobre o mar, e nem todos conseguiram voltar a tempo. Muitos veículos acabaram sendo levados por placas de gelo que se desprenderam e afundaram.

“O gelo começou a quebrar mais rápido, e os blocos de gelo começaram a flutuar rapidamente para longe, levando os carros dos mais teimosos”, relatou o site russo SHOT, de acordo com o portal Extra. “Os pescadores começaram a fugir, mas nem todos conseguiram. Os socorristas tiveram que salvar os perdidos ao longo de dois dias. Um Nissan X-Trail ainda não foi retirado. Ele foi carregado por 8km até as Ilhas dos Três Irmãos”, completou a reportagem.

Terra natal

Em tom bem-humorado, o site brincou: “Neste momento, o Nissan X-Trail está tentando navegar para sua terra natal natal, o Japão”, fazendo referência ao país de fabricação do carro.

Enquanto algumas placas menores e próximas da costa foram rebocadas até terra firme ou até blocos maiores que serviram de rota de fuga, a que carregava o Nissan estava mais distante e acabou sendo abandonada, à deriva no mar. Helicópteros foram acionados para resgatar os pescadores que ficaram isolados nas placas de gelo.

Embora a pesca nessa área do Mar de Okhotsk seja ilegal, muitas pessoas arriscam a travessia, especialmente nesta época do ano, quando o gelo começa a derreter com o fim do inverno.