Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Internacional

Britânica é presa por usar perucas para se passar por diferentes pessoas em imgração

Ministério do Interior informou nesta segunda-feira, 27, que a suspeita burlou os exames 'Life in the UK' para conceder vantagens indevidas

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 29/01/2025, às 19h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Venda de perucas em quiosque no Reino Unido - Getty Images (imagem meramente ilustrativa)
Venda de perucas em quiosque no Reino Unido - Getty Images (imagem meramente ilustrativa)

Uma mulher britânica de 61 anos foi presa sob a acusação de utilizar diversas perucas e outros disfarces para realizar, de forma fraudulenta, testes de cidadania do Reino Unido em nome de pelo menos 14 candidatos, em troca de pagamento.

O Ministério do Interior informou nesta segunda-feira, 27, que a suspeita burlou os exames "Life in the UK" (Vida no Reino Unido) para conceder vantagens indevidas aos solicitantes.

A identidade da mulher não foi divulgada, mas sabe-se que ela utilizava perucas para se passar tanto por homens quanto por mulheres, na tentativa de obter permissões de residência de forma ilícita.

A fraude foi descoberta após uma investigação da Inteligência britânica, realizada entre junho de 2022 e agosto de 2023. Durante a operação, agentes do Ministério do Interior cumpriram um mandado em um endereço em Enfield, no norte de Londres.

No local, segundo o jornal Daily Mail, foram apreendidos diversos documentos falsificados e uma coleção de perucas usadas no esquema. Os valores envolvidos na fraude não foram revelados.

"Acredita-se que essa pessoa tenha planejado meticulosamente o esquema para evitar ser descoberta, selecionando com cuidado seus disfarces e os centros de teste em diferentes partes do país", declarou Phillip Parr, inspetor do Ministério do Interior, ao jornal inglês.

O teste "Life in the UK" é um requisito obrigatório para qualquer indivíduo que deseja obter residência permanente ou naturalização como cidadão britânico. Composto por 24 questões, o exame avalia o conhecimento do candidato sobre valores, história e sociedade do Reino Unido.