Saiba mais sobre a trajetória da última rainha da França
Victória Gearini Publicado em 16/10/2020, às 14h38 - Atualizado em 28/01/2022, às 15h40
Com o avanço da Revolução Francesa, a Rainha Maria Antonieta foi presa sob acusação de alta traição, esgotamento do tesouro nacional, conspiração e incesto.
Confinada numa cela insalubre, a monarca austríaca foi julgada e condenada à morte, sendo executada no dia 16 de outubro de 1793.
Diante do povo francês, a rainha, que perdera o marido meses antes para a guilhotina, encontrou o mesmo trágico fim que o rei. Ao longo dos séculos, sua história foi lembrada em diversas produções literárias.
Pensando nisso, a Aventuras na História selecionou 5 obras que retratam sua vida e morte.
Confira abaixo as melhores biografias.
1. Maria Antonieta: o Escândalo do Prazer, de Claude Dufresne (2007) - https://amzn.to/33E7vBM
Por meio de uma pesquisa minuciosa, Claude Dufresne revela documentos inéditos sobre a vida e morte da última rainha da França. Mesclando dados científicos e históricos com análises psicológicas dos sentimentos, o autor apresenta, ainda, um lado pouco conhecido de Maria Antonieta: a impulsividade movida pela necessidade de amar e ser amada.
2. Maria Antonieta, de Antonia Fraser (2004) - https://amzn.to/2pt8pCI
Nesta obra, a historiadora Antonia Fraser investiga os elementos mais emblemáticos que permearam a vida de Maria Antonieta: tragédia, violência, intriga, abnegação, heroísmo e superação. Inspiração da produção cinematográfica homônima, produzida pela cineasta Sophia Copolla, este livro traça um retrato eletrizante de uma das rainhas mais conhecidas da História.
3. Maria Antonieta – A Última Rainha da França, de Evelyne Lever (2006) - https://amzn.to/2IV4x48
Considerada uma das biografias mais completas e atualizadas sobre a trajetória de Maria Antonieta, a obra de Evelyne Lever revela uma rainha imatura, ostensivamente auto-indulgente, impetuosa e despreparada. A autora apresenta, ainda, o contexto histórico no qual eclodiu a Revolução Francesa, responsável pela queda da Bastilha e ataque a Versalhes.
4. Maria Antonieta: Retrato de uma mulher comum, de Stefan Zweig (2013) - https://amzn.to/2oQl9Dl
Com prefácio e posfácio de Alberto Dine, o escritor Stefan Zweig apresenta uma cronologia completa da vida íntima de Maria Antonieta. Amigo de Freud, o autor foi um dos primeiros a retratar, em suas biografias, o psicanalítico dos personagens históricos como elemento central. Nesta obra atemporal, Zweig contempla o leitor, ainda, com um artigo sobre história e cinema.
5. Rainha da moda: Como Maria Antonieta se vestiu para a Revolução, de Caroline Weber (2008) - https://amzn.to/2Hdrbqc
Premiado como Livro Notável de 2007 pelo New York Times e Melhor Livro do Ano pelo Washington Post Book World, a obra de Caroline Weber revela como Maria Antonieta foi capaz de revolucionar a moda de seu período histórico. Por meio de ilustrações inéditas, a autora apresenta uma perspectiva inovadora sobre a última rainha da França.
+Ouça a história de Maria Antonieta no Desventuras na História:
6 livros para dormir com a luz acesa no Halloween
Incidente do Passo Dyatlov: o mistério por trás da morte dos esquiadores russos
Stephen King: Recomendamos 8 obras para conhecer o mestre do terror
Conheça 8 obras que contam os comoventes relatos de sobreviventes do holocausto
Dia Nacional do Livro: 8 indicações de obras contemporâneas
A verdadeira e sombria história de Pinóquio que deu origem à animação da Disney