Livro de Rodrigo Trespach revela a controversa história da Europa e da América do Sul durante o início do século 19
Victória Gearini Publicado em 11/06/2020, às 15h04
O livro 1824, escrito por Rodrigo Trespach, revela o motivo da vinda dos alemães ao Brasil durante o Primeiro Reinado (1822-1831). O autor apresenta, ainda, a conturbada história da Europa e da América do Sul no início do século 19.
Por meio de cartas pessoais, documentos e uma grande bibliografia, ele relata a vida de líderes políticos, cientistas, militares, artesãos e camponeses, mostrando como a vida dessas pessoas foi arruinada por conta das guerras napoleônicas, revoluções sociais e tecnológicas.
Rodrigo Trespach revela, ainda, como os alemães contribuíram para as primeiras colônias agrícolas do Brasil e para o surgimento da Igreja protestante no país. Além disso, conta como foi a participação de soldados alemães na Guerra Cisplatina — primeira invasão da Cisplatina por tropas portuguesas de D. João VI entre 1811-1812 — onde dois batalhões germânicos serviram na revolta ocorrida no Rio de Janeiro.
Considerado um fato inédito, o autor explica que neste período os alemães arquitetaram um plano mirabolante — junto com dirigentes argentinos — para matar o imperador brasileiro e detalha, ainda, esta operação.
Publicada pela Leya Brasil, em geral, a obra tem como objetivo relatar a história do período imigratório dos alemães que vieram para o Brasil, desde as suas tentativas de colonização na Bahia, até a influência da presença germânica no sul do país.
Disponível na Amazon, este livro contém 416 páginas e um caderno de imagens em cores. Além disso, a capa e o caderno de imagens foram planejados pelo renomado design Victor Burton.
Confira um trecho da obra de Rodrigo Trespach, disponível na Amazon:
"Pequena embarcações à vela e remo se aproximam do faxinal do Courita, uma porção de terra próxima ao rio dos Sinos, não muito distante de Porto Alegre. Aguardando à margem esquerda do caudaloso curso d'água, no Porto das Telhas, está José Tomás de Lima, o último inspetor de um empreendimento do governo instalado na região, a Imperial Feitoria do Linho Cânhamo — com trabalho escravo, há mais de três décadas a Feitoria produz as cordas usadas pela marinha".
+Saiba mais sobre Rodrigo Trespach por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Histórias não (ou mal) contadas : Revoltas, golpes e revoluções no Brasil, de Rodrigo Trespach (2017) - https://amzn.to/3dQfu4i
Histórias não (ou mal) contadas : Primeira Guerra Mundial, de Rodrigo Trespach (2018) - https://amzn.to/3hjsjXh
1824: Como os alemães vieram parar no Brasil, criaram as primeiras colônias, participaram do surgimento da igreja protestante e de um plano para assassinar d. Pedro I, de Rodrigo Trespach (2019) - https://amzn.to/37fUu4A
O Lavrador E O Sapateiro. Memória, Tradição Oral E Literatura, de Rodrigo Trespach (2013) - https://amzn.to/3famglS
Histórias não (ou mal) contadas ; Escravidão, do ano mil, de Rodrigo Trespach (2018) - https://amzn.to/2Ut1vKd
Histórias não (ou mal) contadas : Segunda Guerra Mundial, de Rodrigo Trespach (2017) - https://amzn.to/37fDCel
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W
6 livros para dormir com a luz acesa no Halloween
Incidente do Passo Dyatlov: o mistério por trás da morte dos esquiadores russos
Stephen King: Recomendamos 8 obras para conhecer o mestre do terror
Conheça 8 obras que contam os comoventes relatos de sobreviventes do holocausto
Dia Nacional do Livro: 8 indicações de obras contemporâneas
A verdadeira e sombria história de Pinóquio que deu origem à animação da Disney