Reflita sobre a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos na comemoração do seu centenário com o livro "Modernismos 1922-2022"
Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 13/02/2022, às 10h05
A Semana de Arte Moderna foi um dos eventos mais marcantes e polêmicos da história da arte e cultura brasileira. Entre o período de 13 e 17 de feveiro de 1922, foi organizada no Theatro Municipal de São Paulo uma programação eclética com saraus, apresentações musicais e de dança, exposições de culturas, pinturas e arquitetura.
Completando o seu centenário em 2022, a Semana de 22 merecer ser relembrada por sua grandiosidade e pelo seu impacto cultural. E é por isso que a Companhia das Letras reuniu 29 ensaios que celebram, questionam e provocam reflexões sobre essa semana, revisitando seus desdobramentos e algumas memórias da época.
Organizada por Gênese Andrade e com consultoria de Jorge Schwartz, a obra "Modernismos 1922-2022" conta com nomes como José Miguel Wisnik, Lilia Moritz Schwarcz, Walnice Nogueira Galvão, Regina Teixeira de Barros e outros vinte e cinco pesquisadores para debater sobre a Semana de Arte Moderna.
Os temas a serem debatidos jamais se esgotam e, no livro, você encontrará debates sobre literatura, música, artes visuais, moda, urbanismo, sexualidade, raça, gênero, política e muitos outros outros, o que mantém o tema mais atual do que nunca, mesmo após 100 anos terem se passado.
Da representatividade na produção artística do período até a relação controversa de Tarsila do Amaral com a moda parisiense, o livro tem o propósito de reconhecer as virtudes e controvérsias da Semana de 22, principalmente em relação ao contexto político, social e cultural onde ela foi inserida
O livro foi lançado no dia 7 de fevereiro de 2022 e está disponível na Amazon para ser adquirido nas versões física e eBook.
6 livros para dormir com a luz acesa no Halloween
Incidente do Passo Dyatlov: o mistério por trás da morte dos esquiadores russos
Stephen King: Recomendamos 8 obras para conhecer o mestre do terror
Conheça 8 obras que contam os comoventes relatos de sobreviventes do holocausto
Dia Nacional do Livro: 8 indicações de obras contemporâneas
A verdadeira e sombria história de Pinóquio que deu origem à animação da Disney