Night of the Living Dead, de 1968 - Getty Images
Entretenimento

Entenda como a obra A Noite dos Mortos-Vivos inovou culturalmente

Lançado pela Editora DarkSide, livro baseado no clássico dos anos 60 critica a sociedade da era da Guerra do Vietnã

Victória Gearini Publicado em 18/11/2019, às 16h00 - Atualizado às 16h30

Clássico do cinema, A Noite dos Mortos-Vivos foi lançado originalmente em 1968 e dirigido pelo cineasta George Romero. A trama em preto e branco conta a história de Ben e Barbra, sobreviventes de um apocalipse zumbi. A obra é uma crítica à sociedade na época da Guerra do Vietnã e foi um marco que transformou técnicas cinematográficas.

Pioneiro do subgênero de terror de apocalipse zumbi, o filme influenciou na cultura popular por conta de suas técnicas inovadoras e criticas sociais, e foi catalogado ao Registro Nacional de Filmes pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em 1999.

Crédito: DarkSide 

Na época em que foi registrado neste arquivo, A Noite dos Mortos-Vivos foi classificada ainda por críticos como um filme historicamente e culturalmente importante para a sociedade. Devido ao enorme sucesso, a obra ganhou diversas readaptações, dentre elas um livro.

Para comemorar os 50 anos, desde a primeira exibição, a Editora DarkSide lançou o livro em um formato alternativo. Baseado no clássico do cinema, o autor John Russo promete detalhar os acontecimentos vividos pelos protagonistas, de modo que faça o leitor sentir-se inserido ao cenário narrado.

A obra é uma adaptação de duas histórias de George Romero e do roteirista John Russo: A Noite dos Mortos Vivos e sua sequência, a Volta dos Mortos-Vivos, sendo essa uma versão inédita. Esta edição comemorativa tem capa dura e ilustrações feitas por Danilo Beyruth.

“Sempre nos referimos a A Noite dos Mortos Vivos como o Cálice Sagrado dos filmes de zumbi. Regras como ‘Você deve atirar na cabeça para matá-los’ não existiam antes de 1969. Agora é parte da cultura pop. Então devemos muito à visão de Romero e de Russo e ao mundo que eles criaram. O filme foi uma espécie de farol para o episódio piloto da série The Walking Dead”, afirmou Greg Nicotero, o maquiador da série.


Saiba mais sobre esta e outras obras de terror:

1. A Noite dos Mortos-Vivos, de John Russo (2018) - https://amzn.to/2pyn1kw

2. Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, de Gerald Brittle (2016) - https://amzn.to/2JD3dDk

3. Objetos Sobrenaturais, de Stacey Graham (2019) - https://amzn.to/3497S8t 

4. Exorcismo: A história real que inspirou o clássico o exorcista, de homas B. Allen (2016) - https://amzn.to/2qsLxno

5. 1977 - Enfield: Real e sobrenatural, de Guy Lyon Playfair (2017) - https://amzn.to/2puCORn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História Livros obras terror filmes zumbi clássicos Noite do Mortos Vivos

Leia também

6 livros para dormir com a luz acesa no Halloween


Incidente do Passo Dyatlov: o mistério por trás da morte dos esquiadores russos


Stephen King: Recomendamos 8 obras para conhecer o mestre do terror


Conheça 8 obras que contam os comoventes relatos de sobreviventes do holocausto


Dia Nacional do Livro: 8 indicações de obras contemporâneas


A verdadeira e sombria história de Pinóquio que deu origem à animação da Disney