Osama Bin Laden - Getty Images
Personagem

Dinheiro controverso: a fortuna bilionária de Osama Bin Laden

Donos de imóveis luxuosos e de um aeroporto, família Bin Laden construiu seu império graças aos negócios com a extração de petróleo

Victória Gearini Publicado em 07/01/2020, às 18h00

Ao longo dos anos, a família Bin Laden construiu um império bilionário. Morto em 2011, Osama Bin Laden, um dos maiores inimigos dos Estados Unidos, deixou uma fortuna avaliada em cerca de US$ 29 milhões. Em seu testamento, escrito a mão, deixou instruções para como e onde deveriam ser utilizadas suas economias.

A fortuna de Osama Bin Laden deve-se aos negócios de seu pai, Mohamed Bin Laden. Cego de um olho, o patriarca da família deixou o Iêmen, rumo ao sul da Arábia Saudita, ainda no início do século 20. Seguindo peregrinos, Mohamed começou a trabalhar como pedreiro, abriu o seu próprio negócio e logo se tornou prestador de serviços do reino da Arábia Saudita.

Além disso, Mohamed atuou como parceiro comercial em empreendimentos americanos que visavam à extração e exploração do petróleo no país. Em 1967, o patriarca morreu de um acidente aéreo, deixando uma fortuna bilionária para sua família.

Crédito: Getty Images

 

A obra de Steve Coll, lançada em 2009 pela Editora Globo, Os Bin Ladens: uma família árabe no século da América, conta sobre a ascensão de uma das famílias mais ricas do mundo. Para construir a narrativa, o jornalista investigou a vida particular de Osama Bin Laden e descobriu fatos inéditos de sua trajetória, como por exemplo, seu diploma em engenharia, pela renomada Universidade King Abdul Aziz de Jidá.

Ao todo, o escritor entrevistou mais de 150 pessoas e reuniu documentos de diversos países. De acordo com Steve Coll, os Bin Ladens disputavam o poder, de forma não ortodoxa, motivo que poderia explicar a formação desse império bilionário.

Para aprimorar suas riquezas, a família investiu em tecnologias, nas telecomunicações e na indústria cultural. Nos Estados Unidos, se tornaram donos de shoppings, condomínios e imóveis de luxo, prisões privatizadas e um aeroporto.

Crédito: Getty Images

 

 

Diferente de outros magnatas, o inimigo número dos EUA utilizou seu dinheiro para financiar a Jihad, ou seja, a Guerra Santa. Assassinado no dia 2 de maio de 2011, deixou uma fortuna avaliada em US$ 29 milhões. Em seu testamento, deixou instruções para que o dinheiro fosse entregue para dois homens e outros parentes. Bin Laden pediu, ainda, que boa parte de sua herança fosse utilizada para financiar operações extremistas.


+Saiba mais sobre Osama Bin Laden e sua fortuna:

1. Bin Laden, Os - Uma Familia Arabe No Seculo Norte-Americano, de Steve Coll (2009) - https://amzn.to/2ZW6950

2. Procurado: Do 11 de setembro ao ataque a Abbottabad, os dez anos de caça a Osama Bin Laden, de Peter L. Bergen (2012) - https://amzn.to/39X3g8G

3. Bin Laden não morreu!, de Anderson Fabiano - https://amzn.to/2T3mrYe

4. Sob a sombra do terror, de Jean Sasson e Omar Bin Laden (2010) - https://amzn.to/37HiWuH

5. Plano de ataque: A história dos vôos de 11 de setembro, de Ivan Sant'Anna (2014) - https://amzn.to/39NMGba

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Estados Unidos História livro Iraque obra fortuna árabe bilionário Bin Laden Amazon

Leia também

6 livros para dormir com a luz acesa no Halloween


Incidente do Passo Dyatlov: o mistério por trás da morte dos esquiadores russos


Stephen King: Recomendamos 8 obras para conhecer o mestre do terror


Conheça 8 obras que contam os comoventes relatos de sobreviventes do holocausto


Dia Nacional do Livro: 8 indicações de obras contemporâneas


A verdadeira e sombria história de Pinóquio que deu origem à animação da Disney