Retrato da jovem judia Renia Spiegel - Wikimedia Commons
Personagem

Morta por nazistas: A trágica saga de Renia Spiegel, a outra Anne Frank

"Senhor Deus, vamos viver, eu te imploro, eu quero viver!", escreveu a menina judia em seu diário

Victória Gearini Publicado em 05/07/2022, às 18h25

Renia Spiegel nasceu no dia 18 de junho de 1924, em Uhryńkowce, atualmente localizada na Ucrânia. Durante a Segunda Guerra Mundial, sua família foi duramente perseguida pelos soldados nazistas. Entre seus 15 e 18 anos, a judia dedicou-se a escrever em seu diário os horrores que presenciou na guerra.  

A vila a qual a jovem nasceu pertencia a Segunda República Polonesa. Renia e sua irmã mais nova, Ariana, estavam no apartamento de seus avós, localizado na Przemyśl, quando o Pacto Molotov-Ribbentrop foi assinado em agosto de 1939. Em seguida houve a invasão nazista e as irmãs foram separadas de sua mãe.

Em 1939, Renia passa a narrar suas experiências de ser uma adolescente judia durante a Segunda Guerra. A jovem relembra ainda sua relação com seus pais Bernard Spiegel e Róza Maria Leszczyńska, além da sua infância em uma fazenda, localizada perto da antiga fronteira com a Romênia.

Crédito: Divulgação

 

Quando o gueto de Przemyśl foi criado, Renia e outros 24 mil judeus foram obrigados a se mudarem para o local. Em 1940, ela passou a frequentar a escola da região e começou a a namorar Zygmunt Schwarzer, filho de um grande médico judeu. Duas semanas depois o rapaz a convidou para morar com seus pais, no sótão da família.

“Deus Todo-Poderoso, pela enésima vez que eu me humilho na sua frente, ajude-nos, salve-nos! Senhor Deus, vamos viver, eu te imploro, eu quero viver! Eu vivi tão pouco da vida. Não quero morrer. Tenho medo da morte. É tudo tão brutal, mesquinho, sem importância, tão pequeno”, disse a jovem em seu diário.

No dia 30 de julho de 1942, Renia e seus sogros foram executados a tiros na frente de sua casa. Os pais e irmã da jovem sobreviveram. Para preservá-la, esconderam seu diário por anos, até que sua sobrinha Alexandra Renata Bellak, encontrou a obra e começou a traduzi-lá para o inglês.

Com quase 700 páginas a obra original foi feita a partir de um caderno escolar simples. Em seus escritos, Renia conta sobre o seu dia a dia escolar, a relação familiar, a dor de ser separada de sua mãe, seu namoro com Zygmunt Schwarzer e o medo dos nazistas.

 Renia Spiegel / Crédito: Wikimedia Commons

 

“Meu querido diário, meu bom e amado amigo! Passamos por momentos terríveis juntos e agora o pior momento está sobre nós. Eu poderia sentir medo agora. Mas Ele não nos deixou, e nos ajudará hoje. Ele vai nos salvar. Ouça, ó, Israel, salve-nos, ajude-nos. Você me manteve a salvo de balas e bombas, de granadas. Ajude-me a sobreviver! E você, minha querida mamãe, reze por nós hoje, reze muito”, faz seu último desabafo.

Além disso, a obra apresenta desenhos e poemas feitos pela jovem. Em julho de 1942, Zygmunt descobriu o diário da namorada e anotou os seus últimos momentos de vida. “Três tiros! Três vidas perdidas. Tudo o que consigo ouvir são tiros e tiros”, descreve o jovem, lamentando a morte de sua amada. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de obras disponíveis na Amazon:

Renia's Diary: A Holocaust Journal, de Renia Spiegel (2019) - https://amzn.to/2NxxRiw

O diário de Anne Frank, de Anne Frank (1995) - https://amzn.to/3252scB

O diário de Anne Frank em quadrinhos, de Ari Folman e David Polonsky (2017) - https://amzn.to/2N4glDO

O diário de Hélène Berr, de Hélène Berr (2008) - https://amzn.to/334w0Iz

Pelo Bem da Humanidade: como o totalitarismo levou o mundo à Segunda Guerra Mundial, de Durval Lourenço Pereira (2019) - https://amzn.to/2JuN5Uf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Segunda Guerra Mundial Nazismo História Anne Frank livro Diário obra Renia Spiegel

Leia também

Como um trauma na vida de Walt Disney pode ter influenciado muitos de seus filmes


Mitologia: 8 livros para adentrar em histórias fascinantes


Confira 5 boxes de sucesso para adquirir por bons preços na Amazon


Conheça 10 títulos literários em oferta que vão te interessar


7 obras sobre os bastidores da família imperial brasileira


Os piores terremotos da história: confira 5 livros que abordam o tema