Imagem do livro Vingadores: A Cruzada das Crianças, censurado na Bienal do Livro em 2019 - Salvat
Entretenimento

Confira 5 HQ's que já foram censuradas ao longo da História

Na última Bienal do Livro realizada no Rio de Janeiro, a obra Vingadores: A Cruzada das Crianças foi censurada pelo prefeito Crivella. No entanto, esta não é a primeira vez que histórias em quadrinhos são proibidas ao público

Victória Gearini Publicado em 10/10/2019, às 19h23 - Atualizado às 19h30

1. Persépolis, de Marjane Satrapi (2007)

Marjane Satrapi é uma autora islâmica que retrata sua autobiografia em forma de quadrinhos, abordando toda sua trajetória de vida e o regime xiita. Lançada em 2000, a obra chegou a ser material obrigatório nas escolas americanas, até que em 2013 o governador de Chicago mandou retirar o material de venda, por ser considerada uma literatura islâmica.

Crédito: Cia. Das Letras

 

2. Batman — A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland (2019)

Este box exclusivo da DC reúne as HQ's Batman — A Piada Mortal, de Alan Moore, e Coringa, por Brian Azzarello, em forma de capa dura. Anos após a história A Sedução do Inocente ter sido censurada por promover o homossexualismo, Batman — A Piada Mortal sofreu as mesmas consquências, mas por motivos diferentes. A obra fazia uma apologia ao estupro, e foi revisada após o escândalo.

Crédito: Panini 

 

3. Elektra Assassina, de Frank Mille (2016)

Mestra em artes marciais, Elektra Natchios foi treinada pela organização criminosa Tentáculo, sendo a arma humana mais perigosa da Terra. Ex-amante do personagem Demolidor, foi assassinada e trazida de volta à vida pelo mestre Stick. Por apresentar sede de sangue e fazer apologia ao satanismo, seus quadrinhos foram censurados, mas anos depois liberados para venda.

Crédito: Panini 

 

4. Y - O Último Homem, de  Brian K. Vaughan (2015)

A HQ conta a história de uma aniquilação que ocorre entre todos os homens, sobrando apenas um sobrivivente, chamado Yorick. O personagem passa a enfrentar organizações políticas e movimentos sociais formados apenas por mulheres. Em 2015, um rapaz da Universidade de Crafton Hills, na Califórnia tentou censurar a obra, alegando que o professor não havia mensurado pornográfia na HQ. O caso foi analisado, mas não foi adiante.

Crédito: Panini 

 

5. Vingadores: A Cruzada das Crianças, de Allan Heinberg e Jim Cheung (2016)

A HQ conta a história de jovens super-heróis que surgem após a Feiticeira Escarlate enlouquecer, fazendo inimigos atacarem os Vingadores. A obra contém a ilustração de um beijo homossexual e por isso foi censurada durante a Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, em 2019, pelo prefeito Crivella. A imagem foi virou recorde de visualizações entre os internautas e luta contra a homofobia.

Crédito: Salvat

 


Acesse os links abaixo para comprar os produtos:

1. Persépolis, de Marjane Satrapi (2007) - https://amzn.to/2VAmYAm

2. Batman — A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland (2019) - https://amzn.to/2Mtjag5

3. Elektra Assassina, de Frank Mille (2016) - https://amzn.to/35kbiG9

4. Y - O Último Homem, de  Brian K. Vaughan (2015) - https://amzn.to/326VODo

5. Vingadores: A Cruzada das Crianças, de Allan Heinberg e Jim Cheung (2016) - https://amzn.to/2MwbN7t

Vale lembrar que os preços e quantidade disponível das obras condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História Quadrinhos Crime DC marvel HQ

Leia também

Como um trauma na vida de Walt Disney pode ter influenciado muitos de seus filmes


Mitologia: 8 livros para adentrar em histórias fascinantes


Confira 5 boxes de sucesso para adquirir por bons preços na Amazon


Conheça 10 títulos literários em oferta que vão te interessar


7 obras sobre os bastidores da família imperial brasileira


Os piores terremotos da história: confira 5 livros que abordam o tema