Capa da obra "As costureiras de Auschwitz" (2022) - Crédito: Reprodução / Crítica
Holocausto

Conheça a história de jovens prisioneiras de Auschwitz que costuraram por suas vidas

O livro "As costureiras de Auschwitz" traz relatos de prisioneiras que trabalharam como costureiras de luxo das mulheres dos guardas e oficiais nazistas

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 27/01/2022, às 17h15

Após 77 anos desde a Libertação de Auschwitz, há diversas histórias a serem contadas por aqueles que presenciaram o momento mais cruel da História do mundo com os próprios olhos. A obra "As Costureiras de Auschwitz" retrata a história de 25 jovens prisioneiras do campo de concentração Auschwitz-Bikernau, que foram selecionadas para desenhar, cortar e costurar roupas de luxo para as mulheres de guardas e oficiais nazistas. Um oficina de costura chamada de "estúdio de alta-costura superior" foi instalada dentro de um dos maiores campos de extermínio da Segunda Guerra Mundial. Ele foi fundado por Hedwig Höss, que era esposa do comandante de Auschwitz.

Crédito: Reprodução / Crítica

Lucy Adlington, autora da obra, preparou uma pesquisa documental, onde posiciona a moda no centro da narrativa política da Segunda Guerra Mundial, relacionando-a com temas recorrentes desse período, como violência e preconceito. Ambientando sua narrativa, a autora também apresenta os principais modelos cobiçados pelo público na época. Além disso, apresenta mais detalhes sobre a história do Holocausto e do mundo.

Para contar a história Bracha, Irene, Katka, Marta e tantas outras mulheres que costuraram para sobreviver, a autora realizou entrevista com Bracha Berkovič Kohút, a última costureira sobrevivente. Adlington ainda diz: "Este livro é a história dessas mulheres. Não se trata de uma narrativa romanceada. As cenas íntimas e os diálogos descritos baseiam-se inteiramente em testemunhos, documentos, provas materiais e memórias relatadas a membros da família ou diretamente a mim, com o respaldo da leitura de uma extensa bibliografia e de investigação arquivística”.

Assim, a obra traz um retrato poderoso da vida em Auschwitz, incluindo as condições de vida precárias e desumanas dos prisioneiros, enquanto traz um novo recorte de mulheres que batalharam por suas vidas através do trabalho, tudo na esperança de terem suas vidas poupadas.

"As Costureiras de Auschwitz" será lançado pela Editora Crítica no dia 4 de fevereiro de 2022 e já está disponível na Amazon para ser adquirida em pré-venda nas versões física e eBook.


+Saiba mais sobre "As costureiras de Auschwitz" através da Amazon:

As costureiras de Auschwitz: A verdadeira história das mulheres que costuravam para sobreviver, de Lucy Adlington (2022) - https://amzn.to/3AA0yne

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Segunda Guerra Mundial Nazismo Livros Holocausto Auschwitz judeu Amazon Libertação de Auschwitz Lucy Adlington As costureiras de Auschwitz

Leia também

6 livros para dormir com a luz acesa no Halloween


Incidente do Passo Dyatlov: o mistério por trás da morte dos esquiadores russos


Stephen King: Recomendamos 8 obras para conhecer o mestre do terror


Conheça 8 obras que contam os comoventes relatos de sobreviventes do holocausto


Dia Nacional do Livro: 8 indicações de obras contemporâneas


A verdadeira e sombria história de Pinóquio que deu origem à animação da Disney