A ficção baseada na Ocupação alemã na França conta sobre a relação entre mulheres francesas e oficiais nazistas
Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 06/01/2023, às 16h00
"Colaboração horizontal" é um termo usado para descrever os relacionamentos românticos e sexuais que algumas mulheres franceses tiveram com membros das forças da Ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial. E é exatamente esse termo que Carole Maurel e Mademoiselle Navie utilizam para dar nome a sua graphic novel.
Nesta história, o tabu do "dormir com o inimigo" é explorado através da história de Rose e Mark, que protagonizam esse romance tórrido e proibido. Enquanto ela é mãe do pequeno Lucien, esposa de um prisioneiro de guerra e enfermeira, Mark é um investigador oficial alemão, responsável por listar os inimigos do Estado nazista no 11º arrondissement. O que ela jamais poderia imaginar era que iria se apaixonar pelo oficial encarregado de investigar sua vizinha judia.
Narrado pelo marido cego da síndica, mas que está sempre ciente de tudo, o livro não aborda somente a relação oculta de Rose e Mark, mas também sobre as outros histórias e os problemas entrelaçados de outros inquilinos do conjunto residencial onde a narrativa é ambientada.
"Colaboração Horizontal" foi lançado no dia 14 de novembro de 2022 pela Editora Nemo e pode ser adquirido nas versões eBook e física através da Amazon.
6 livros para dormir com a luz acesa no Halloween
Incidente do Passo Dyatlov: o mistério por trás da morte dos esquiadores russos
Stephen King: Recomendamos 8 obras para conhecer o mestre do terror
Conheça 8 obras que contam os comoventes relatos de sobreviventes do holocausto
Dia Nacional do Livro: 8 indicações de obras contemporâneas
A verdadeira e sombria história de Pinóquio que deu origem à animação da Disney