Capa da obra "Glycério Geraldo Carnelosso" (2021) - Crédito: Reprodução / Cultura Acadêmica Editora
Cultura

Carnelosso: artista brasileiro esquecido pelo tempo é redescoberto em nova obra

Glycério Geraldo Carnelosso fez história a partir de suas esculturas e pinturas, mas o passar dos anos não foi gentil com sua fama

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 07/01/2022, às 16h40

Ao longo dos anos, diversos artistas plásticos brasileiros deixaram suas marcas na história da arte, sendo que as suas pinturas e esculturas foram imortalizadas na cultura do Brasil. No entanto, no meio de tantos nomes que triunfaram e sobreviveram às ações do tempo, muitos artistas foram esquecidos com o passar dos anos - como no caso de Glycério Geraldo Carnelosso.

Admirado e respeitado pela crítica, Carnelosso conseguiu uma fama considerável durante sua época. Contudo, devido à circustâncias históricas, seu nome foi injustamente fadado ao esquecimento, o que fez com que o artista que possui obras no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu Paulista da Universidade de São Paulo se tornasse quase um desconhecido.

Em uma pesquisa que tomou muitos anos de sua vida, Ruth Sprung Tarasantchi - que é artista plástica, historiadora e autora de livros sobre os pintores paisagistas - resgatou informações valiosas sobre a vida e a obra de Carnelosso para criar uma biografia definitiva que redescobre o artista esquecido pelo tempo. Assim, ela celebra o centenário que o pintor completaria em 2021 se ainda fosse vivo.

Crédito: Reprodução / Cultura Acadêmica Editora

 


No livro lançado no dia 4 de dezembro de 2021 pela KPMO Cultura e Arte em coedição com a Cultura Acadêmica Editora, Tarasantchi se propõe a buscar recortes de jornais e trabalhos que falassem sobre o artista, analisar suas obras e procurar qualquer registro existente sobre a vida de Carnelosso para colocar seu nome em evidência novamente. Assim, você terá um compilado de desenhos, gravuras, esculturas e pinturas juntamente da história de um nome tão importante para a arte brasileira.

Com a história de Carnelosso, é possível conhecer um tempo que foi esquecido juntamente com o artista: a época em que São Paulo se tornou a grande urbe do país, superando a então capital do Brasil - Rio de Janeiro - para se tornar um ícone da modernidade. Assim, você pode conhecer um pedaço da história do país enquanto explora a sensibilidade da visão do artista em suas criações - tudo isso sob o olhar cuidadoso de Ruth.

A obra que celebra o centenário de Carnelosso já está disponível na Amazon e pode ser adquirida na sua versão física para que você possa redescobrir esse artista junto de Ruth Sprung Tarasantchi.


+Saiba mais sobre a obra "Glycério Geraldo Carnelosso" através da Amazon:

Glycério Geraldo Carnelosso, de Ruth Sprung Tarasantchi (2021) - https://amzn.to/33dKgDH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

arte Livros obra arte brasileira Amazon Ruth Sprung Tarasantchi Carnelosso Glycério Geraldo Carnelosso Cultura Acadêmica Editora

Leia também

Como um trauma na vida de Walt Disney pode ter influenciado muitos de seus filmes


Mitologia: 8 livros para adentrar em histórias fascinantes


Confira 5 boxes de sucesso para adquirir por bons preços na Amazon


Conheça 10 títulos literários em oferta que vão te interessar


7 obras sobre os bastidores da família imperial brasileira


Os piores terremotos da história: confira 5 livros que abordam o tema