A obra "Personagens da Independência do Brasil" traz os nomes famosos e desconhecidos por trás dos acontecimentos do Sete de Setembro
Redação Publicado em 09/01/2022, às 11h35
No dia 9 de janeiro de 1922, o príncipe português Dom Pedro I nega os pedidos da Coroa Portuguesa de retornar a Portugal, atrapalhando os planos de dar continuidade ao processo de colonização das terra brasileiras. O Dia do Fico, conhecido principalmente pela frase "Digam ao povo que fico", foi responsável por desencadear uma série de eventos que mais tarde resultariam na emancipação política do Brasil.
Em 2022, a Independência do Brasil completará dois centenários. Antes do acontecimento que quebrou o vínculo de Portugal com o Brasil, uma série de nomes contribuíram para eventos anteriores importantes para a emancipação. Dentre os mais famosos, além de Dom Pedro I, estão: Leopoldina, D. João VI e a Marquesa de Santos.
Contudo, nenhuma história pode ser construída com poucos personagens, por mais que o tempo apague seus nomes da existência. E para contar a história daqueles que foram esquecidos, o historiador Rodrigo Trespach resgata os principais nomes da emancipação política do país e dos bastidores do Sete de Setembro em sua obra "Os Personagens da Independência do Brasil".
Publicada pela Editora 106, a obra procura abordar a História de uma perspectiva diferente da que já conhecemos, colocando em evidência nomes famosos e desconhecidos que contribuíram para a desvinculação de Portugal com o Brasil. Entre eles, estão: Gonçalves Ledo, Gama Lobo, Chalaça, Frei Caneca, Maria Quitéria, Lorde Cochrane, Hipólito José da Costa, entre outros. O autor procura trazer através de uma cuidadosa pesquisa biográfica cerca de 50 pessoas para contar a História da Independência como ela jamais foi vista antes.
Além de todos os nomes, ele também retrata artistas como Evaristo da Veiga, Pedro Américo e Georgina de Albuquerque, que registraram a libertação da pátria através de suas obras, fazendo com que aquela época ficasse marcada para sempre na História do Brasil.
Trespach tenta organizar seus textos de formas acessíveis que podem ser lidos de forma independente, mas são facilmente interligados quando lidos em conjunto. Assim, ele tenta mostrar ao leitor que a História da Independência do Brasil envolveu políticos progressistas, conservadores, religiosos, lideranças femininas, jornalistas, nobres, membros de organizações clandestinas, ativistas, estrangeiros, funcionários públicos e muitos outros para se tornar possível.
O livro foi lançado no dia 7 de setembro de 2021, no aniversário de 199 anos desde a Independência, e pode ser adquirido como eBook ou em edição física.
6 livros para dormir com a luz acesa no Halloween
Incidente do Passo Dyatlov: o mistério por trás da morte dos esquiadores russos
Stephen King: Recomendamos 8 obras para conhecer o mestre do terror
Conheça 8 obras que contam os comoventes relatos de sobreviventes do holocausto
Dia Nacional do Livro: 8 indicações de obras contemporâneas
A verdadeira e sombria história de Pinóquio que deu origem à animação da Disney