Nascido e crescido na acolhedora vila de Xiongkeng, no sul da China, o empresário Xiong Shuihua fez boa ação inusitada a moradores locais
Éric Moreira Publicado em 08/12/2024, às 14h00
Vez ou outra, algumas pessoas chamam atenção por feitos grandiosos, sejam eles bons ou ruins. Em 2014, um empresário chinês certamente chamou atenção por seu grande altruísmo.
Nascido na pequena vila de Xiongkeng, localizada na cidade de Xinyu, no sul da China, em 1955, o empresário Xiong Shuihua, hoje com 69 anos, teve uma origem bastante simples. Porém, graças aos moradores da vila, sua família sempre foi muito bem cuidada e apoiada, informou o Daily Mail naquele ano.
Por isso, quando conseguiu ganhar milhões na indústria siderúrgica, ele decidiu que retribuiria o favor aos moradores da vila, e de graça. Foi assim que ele retornou ao local em que cresceu, e decidiu dar a todos os moradores um lar próprio para viver.
Xiong Shuihua tinha 54 anos, em 2009, quando chegou à posição de multimilionário, ganhando dinheiro na indústria da construção e, eventualmente, também no comércio de aço.
Ganhei mais dinheiro do que sabia o que fazer com ele, e não queria esquecer minhas raízes. Sempre pago minhas dívidas, e queria ter certeza de que as pessoas que me ajudaram quando eu era mais jovem e minha família seriam reembolsadas", disse Xiong Shuihua na época, conforme repercutiu o Daily Mail em 2014.
Com isso em mente, o empresário chinês retornou para a vila em que cresceu em 2009, onde havia apenas várias casas simples, de madeira, muitas degradadas, e estradas lamacentas, e decidiu construir casas para os habitantes de Xiongkeng.
Em um projeto que demorou cinco anos para ser concluído, toda a área do vilarejo foi transformada, e lá 72 famílias passaram a viver em novos apartamentos de luxo. Enquanto isso, outras 18 famílias, estas particularmente gentis e mais próximas ao empresário, ganharam vilas próprias.
+ Como um prédio de 85 anos e 7 mil toneladas 'andou' 60 metros na China?
Ainda segundo o Daily Mail, todo o projeto custou a Xiong Shuihua cerca de 4 milhões de libras esterlinas (o equivalente a, na época, aproximadamente 16 milhões de reais). Além disso, ele passou a viver no local, prometendo também três refeições por dia aos moradores mais velhos e aos de mais baixa renda, para garantir que todos ali pudessem sobreviver adequadamente.
"Eu me lembro dos pais dele. Eles eram pessoas de bom coração que se importavam muito com os outros, e é ótimo que o filho deles tenha herdado essa gentileza", relatou na época Qiong Chu, um idoso local de 75 anos.
Veja o comovente poema escrito por D. Pedro II após a morte do filho
É assim que acaba: Entenda a polêmica por trás do filme
O Banqueiro da Resistência: Os irmãos que criaram fraude para combater o nazismo
Batalhão 6888: Veja a história real por trás do filme da Netflix
Inferno em La Palma: O Brasil já foi atingido por um tsunami?
Batalhão 6888: O que aconteceu com Charity Adams na vida real?