O cineasta americano David Lynch - Getty Images
O cineasta americano David Lynch - Getty Images
David Lynch

O filme de 1984 que não agradou David Lynch: 'Comecei a me vender'

A mente por trás de "Cidade dos sonhos", morte de David Lynch foi anunciada nesta quinta-feira, 16; relembre o filme que não o agradou

Thiago Lincolins Publicado em 16/01/2025, às 17h19

O cineasta americano David Lynch faleceu aos 78 anos, deixando um legado cinematográfico marcante. Conhecido por obras-primas como "Cidade dos sonhos" (2002) e pela série "Twin Peaks", Lynch acumulou ao longo de sua carreira quatro indicações ao Oscar.

Ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre a causa de seu falecimento. No entanto, em 2024, Lynch havia compartilhado que foi diagnosticado com enfisema pulmonar, uma condição que resultou de anos de tabagismo e que limitou sua capacidade de dirigir suas produções pessoalmente.

Despedida

Em uma declaração divulgada nas redes sociais, a família do cineasta expressou sua profunda tristeza pela perda. "A ausência dele deixa um grande vazio no mundo", afirmaram. "Mas, como ele costumava dizer: 'fiquem de olho na rosquinha, e não no buraco'. Hoje é um dia radiante, com raios de sol dourados e céus azuis."

Responsável por clássicos, um filme evocou memórias menos agradáveis para o cineasta em vida.

Em 1984, Lynch foi responsável por uma versão cinematográfica da obra de Frank Herbert, "Duna", que acabou se revelando um insucesso nas bilheteiras e desapontou muitos admiradores do material original.

Duna
Cena do filme "Duna", de 1984 - Divulgação

 

O próprio diretor, ao longo dos anos, expressou sua insatisfação com o resultado final dessa adaptação. Sua contratação se deu após o reconhecimento obtido com seu filme "O Homem Elefante" (1980), que recebeu indicações ao Oscar.

Lynch comentou sobre sua perspectiva a respeito do gênero, afirmando que não era particularmente entusiasta de épicos de ficção científica como a famosa franquia Star Wars.

Contudo, ele enxergava em Duna uma proposta diferenciada, ressaltando que a obra possuía "caracterizações e profundidade críveis". Para ele, Frank Herbert elaborou uma verdadeira "aventura interna", rica em texturas emocionais e físicas.

Desafios com Duna

No entanto, os desafios começaram a surgir quando Lynch apresentou à Universal Pictures um corte de três horas de seu filme, repercute a Rolling Stone Brasil. O estúdio optou por realizar uma edição mais enxuta, eliminando elementos considerados excessivamente estranhos.

O cineasta admitiu que, ao assinar o contrato, percebeu que estava abrindo mão do controle criativo sobre o projeto: "Sabia quando eu estava assinando o contrato que estava assinando a versão final e a partir daquele momento senti que, olhando para trás, comecei a me vender".

Cinema Oscar família ficção científica Twin Peaks DUNA David Lynch Cidade dos sonhos O homem elefante Frank Herbert enfisema pulmonar

Leia também

A aurora boreal colaborou com a tragédia do Titanic?


1917: filme de sucesso é inspirado em história real?


Vitória: 5 coisas para saber antes de ver o filme baseado em história real


Papa Francisco: a história por trás da escolha do nome do religioso


O Brutalista: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme


Vinagre de Maçã: como a Chanelle McAuliffe da vida real enxerga a série?