Em As Crianças Perdidas, da Netflix, os assinantes relembram o dramático resgate de quatro crianças após a queda de um avião
Thiago Lincolins Publicado em 17/11/2024, às 12h03
Em uma narrativa emocionante, o documentário "As Crianças Perdidas", disponível na plataforma de streaming Netflix, destaca a incrível saga de sobrevivência de quatro irmãos após um acidente aéreo na Amazônia.
"Após a queda de um avião, quatro crianças indígenas lutam para sobreviver na Amazônia colombiana usando a sabedoria ancestral enquanto uma missão inédita tenta resgatá-las", destaca a sinopse.
No X, antigo Twitter, a produção chama atenção de internautas. "Tô completamente impactada com esse novo doc da Netflix sobre as crianças indígenas perdidas após a queda do avião na Colombia. Sem palavras. Assistam. Não me lembro a última vez que vi um doc tão bom", opinou uma internauta.
"O que esse documentário faz com o espectador é brincadeira! Que história fantástica e que lamentável ver o povo indígena sofrer na mão do narcotráfico e das forças armadas", escreveu outra conta.
O incidente, ocorrido em 1º de maio de 2023, envolveu uma aeronave que partiu de Araracuara rumo a San José del Guaviare, levando Magdalena Mucutuy e seus quatro filhos, além de outros dois adultos. Tragicamente, todos os adultos a bordo faleceram.
O destino de Lesly, Soleiny, Tien Noriel e Cristin Neriman Mucutuy era o encontro com seu pai, Manuel Ranoque, um líder indígena que havia deixado Araracuara devido a ameaças de grupos armados. A busca pelos irmãos mobilizou mais de 150 militares e cães farejadores, contando ainda com o apoio essencial das comunidades indígenas locais.
Após duas semanas de intensa procura na vasta selva amazônica, surgiram os primeiros sinais de vida: um abrigo improvisado com galhos e pertences pessoais das crianças foram localizados.
As pistas incluíam uma mamadeira, frutas parcialmente consumidas e pegadas que indicavam a presença recente dos irmãos Lesly, Soleiny, Tien Noriel e Cristin Neriman Mucutuy.
Esses indícios foram cruciais para guiar as equipes de resgate até as crianças, que permaneceram desaparecidas por 40 dias na selva colombiana. Quando encontradas, estavam a cerca de cinco quilômetros do local do acidente e apresentavam desnutrição e ferimentos leves.
Durante as operações de busca, o Exército colombiano utilizou uma mensagem gravada pela avó dos jovens sobreviventes. No áudio, ela apelava para que os netos não se afastassem ainda mais na floresta.
Poemas abandonados: O livro perdido de Machado de Assis
O filme de sucesso que Elvis Presley lamentou ter recusado
Valeriana: Veja a cidade maia descoberta acidentalmente em uma selva
Frustração e Beatles: As revelações do novo documentário sobre Elvis Presley
Segunda Guerra: Participação dos Pracinhas foi considerada 'dor de cabeça' pelos Aliados
As Crianças Perdidas: O que aconteceu com o cachorro do resgate?