O. J. Simpson (à esqu.) e os irmãos Menendez (à dir.) - Getty Images
Irmãos Menendez

Como o caso O. J. Simpson pode ter afetado a condenação dos irmãos Menendez

Em novo documentário da Netflix, é analisado como o polêmico julgamento de O. J. Simpson pode ter afetado a condenação dos irmãos Menendez

Thiago Lincolins Publicado em 09/10/2024, às 10h39 - Atualizado às 10h43

A plataforma de streaming Netflix lançou um documentário sobre o infame caso dos irmãos Menendez na última segunda-feira, 7. 

Em "O Caso dos Irmãos Menendez", a produção resgata os assassinatos de José e Kitty Menendez em Beverly Hills, Califórnia, no ano de 1989, pelos próprios filhos, Lyle e Erik Menendez, condenados em 1996.

A dupla participou do documentário mediante ligações telefônicas feitas da prisão, proporcionando novas perspectivas sobre o caso que ainda divide opiniões ao redor do mundo. 

O documentário foi lançado após o sucesso estrondoso do drama dirigido por Ryan Murphy sobre o caso, "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", segunda temporada da antologia "Monstro", que rapidamente se tornou um fenômeno para a plataforma de streaming.

Através das memórias dos irmãos, advogados envolvidos no julgamento, jornalistas que o cobriram, jurados e familiares, o diretor argentino Alejandro Hartmann oferece novas percepções sobre o caso.

Um dos pontos interessantes da produção é a notória conexão entre o caso de Lyle e Erik e o escandaloso julgamento de O. J. Simpson.

Em outubro de 1995, o segundo julgamento de Erik e Lyle Menendez começou em meio a um cenário jurídico turbulento em Los Angeles, nos Estados Unidos. Dias antes das declarações iniciais do caso envolvendo o assassinato cometido pelos irmãos em Beverly Hills, o mundo assistiu, sem acreditar, à absolvição de O.J. Simpson.

A absolvição do esportista trouxe uma enxurrada de críticas ao promotor do distrito de Los Angeles, Gil Garcetti, acusado de falhar ao "deixar" o ex-jogador da NFL acusado pelo assassinato de sua ex-esposa Nicole Brown Simpson e seu amigo Ron Goldman em junho de 1994, livre. Este contexto adicionou pressão ao já polêmico julgamento, mostra o documentário da Netflix.

Além disso, o juiz que condenou os irmãos Menendez à prisão perpétua, Stanley Weisberg, também foi o responsável pelo caso envolvendo a agressão a Rodney King, um homem negro, por policiais de Los Angeles, três anos antes, que foram absolvidos.

Eu realmente não pensei que isso [o caso O.J Simpson] teria o efeito profundo no público que teve em termos de réus de alto perfil. Fomos lavados na esteira disso", afirmou Lyle Menendez no documentário da Netflix.

O histórico controverso também é apontado por familiares dos Menendez e pelo atual advogado dos irmãos, Mark Geragos, como um fator decisivo para a condenação dos irmãos, agora com 53 e 56 anos, respectivamente.

Os julgamentos

O. J. Simpson - Getty Images

 

Enquanto os promotores alegaram que o crime dos irmãos foi motivado pela fortuna da família, os irmãos afirmaram ter agido em resposta a anos de abusos físicos e psicológicos perpetrados pelo pai.

Durante o primeiro julgamento, realizado individualmente para cada irmão, os jurados não chegaram a um consenso, resultando em um impasse e a anulação do julgamento em janeiro de 1994.

O novo julgamento começou no final de 1995. As restrições impostas pelo juiz Weisberg na segunda audiência incluíram a exclusão de evidências relacionadas a abusos domésticos apresentadas pela defesa e uma limitação no número de testemunhas — reduzindo-as de 101 para 64 — além da decisão de não permitir a transmissão televisiva do processo, relembra o The Sun.

Anamaria Baralt, prima dos irmãos, relatou ao veículo que quase toda a família assinou uma petição pela libertação dos irmãos. Ela acredita que o clima após o veredicto do caso Simpson influenciou negativamente o resultado do julgamento dos Menendez.

"Foi visto como um grande fracasso para o estado da Califórnia, então, quando o veredicto de inocência foi divulgado, a atenção das pessoas imediatamente se voltou para o julgamento de Menendez", explicou ela ao The Sun. "A sensação era de que eles seriam condenados de qualquer maneira."

Já Mark Geragos, atual advogado dos Menendez, alega que fatores como preconceitos sociais da época contra homens como vítimas de abuso e decisões judiciais que desconsideraram aspectos importantes da defesa contribuíram para o resultado desfavorável. 

"Eles não tiveram um segundo julgamento justo, e a razão para isso é que entre os dois julgamentos, OJ foi condenado", afirmou Geragos ao The Sun. "A percepção durante aqueles cinco anos era que o escritório do promotor público de Los Angeles não conseguiria vencer as grandes disputas".

Os irmãos Erik e Lyle Menendez - Getty Images

 

Após a polêmica absolvição de Simpson em outubro de 1995, a Promotoria liderada por Gil Garcetti estava ávida por uma vitória após o fiasco no caso do esportista, algo que o documentário sugere ter sido decisivo para a condenação dos irmãos Menendez.

Agora, a defesa planeja agora utilizar novas alegações contra José Menendez em seu esforço contínuo para reverter as sentenças dos irmãos.

julgamento prisão netflix documentário irmãos Streaming O. J. Simpson Lyle Erik Menendez

Leia também

Maníaco do Parque ainda recebe carta de mulheres, revelou a mãe


O pescador que encerrou a saga de crimes do Maníaco do Parque


Maníaco do Parque: Como o serial killer foi capturado?


1 Contra Todos: Existe uma história real por trás da série eletrizante?


Família real: 5 regras que as crianças da realeza precisam seguir


Veja as confissões do Maníaco do Parque após a captura