Registros da exposição ‘Castelo Rá-Tim-Bum - 30 Anos’ - Aventuras na História
Castelo Rá-Tim-Bum

Castelo Rá-Tim-Bum: 5 motivos para visitar a exposição que celebra os 30 Anos da série

No Solar Fábio Prado, em São Paulo, a exposição ‘Castelo Rá-Tim-Bum - 30 Anos’ celebra a história do programa que estreou na TV Cultura em 1994

Izabela Queiroz Publicado em 19/10/2024, às 09h00

“Klift, Kloft, Still, a porta se abriu”! A icônica frase do porteiro estabelecia o início de uma aventura repleta de magia e aprendizado para aqueles que conseguiam seguir as instruções das "Senhas do Dia" e adentrar a residência de Nino, Morgana, Tio Victor e tantos outros que viviam nos cômodos do Castelo Rá-Tim-Bum.

Além de ser a residência desses personagens, o Castelo foi também um programa educativo de sucesso que estreou na TV Cultura há 30 anos, apresentando a história de Nino, um menino de 300 anos que mora com seus tios Victor, um grande inventor, e Morgana, uma feiticeira de 5.999 anos. 

Na trama, após um feitiço, Nino, que se sentia muito solitário, ganha três novos amigos: Biba, Pedro e Zequinha, com quem passa a compartilhar um dia a dia agitado no Castelo, onde lida com visitas bem-vindas como a charmosa repórter de TV, Penélope e do extraterrestre Etevaldo; e outras indesejadas como a do Dr. Abobrinha, que usa diferentes disfarces na tentativa de conseguir a assinatura que precisa para derrubar o castelo e construir um novo prédio no lugar.

Por dentro da mostra ‘Castelo Rá-Tim-Bum - 30 Anos’ - Aventuras na História

 

Em celebração às três décadas do título, a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, em parceria com a Boldly Go Entretenimento e o Atelier Casa do Trem Cenografia, inauguraram nesta sexta-feira, 18, no Solar Fábio Prado, em São Paulo, a exposição ‘Castelo Rá-Tim-Bum - 30 Anos’, que conta com 18 cenários em mais de 600 metros quadrados de área expositiva, onde os visitantes podem encontrar itens inéditos como figurinos, cenografias e roteiros.

A equipe do site Aventuras na História já visitou a mostra e reuniu abaixo uma lista com 5 motivos para você também não deixar de conferir:

1. Nostalgia

O icônico relógio - Aventuras na História

 

Para quem cresceu assistindo aos 90 episódios que foram ao ar, a exposição permite viajar no tempo e se sentir novamente uma criança. Por meio dos itens que relembram toda a história do Castelo ou das músicas que tocam durante a passagem pela exposição, como “Banho É Bom”, “Lavar as Mãos” e “Que Som é Esse?”, os visitantes podem reviver os sentimentos da infância enquanto acompanhavam a trama nas telinhas.


2. Interatividade

Quem nunca sonhou em abrir as portas do Castelo, andar pela ala central, trocar um papo com a cobra celeste, dar um pulo na cozinha e ver de perto os armários desalinhados, ou ainda visitar a biblioteca do Dr. Victor e encontrar o bibliotecário peludo, o Gato Pintado? 

Exposição é marcada pela nostalgia - Aventuras na História

 

Tudo isso é possível por meio da recriação dos cenários — e mais do que revisitar a história, é possível se sentir parte dela! A exposição conta com a interatividade como aliada, permitindo que os visitantes se sintam verdadeiros convidados de Nino ou companheiros das estrelas dos quadros vistos no programa, já que há como deitar na cama do Nino e entrar na banheira com o ratinho que toma banho e ensina como se lavar e secar para ficar limpinho, por exemplo.


3. Figurinos

Além dos cenários, os visitantes também podem ver de perto os figurinos usados pelos personagens, expostos em diversas salas da exposição.

As roupas de Tíbio e Perônio - Aventuras na História

 

Dentre esses estão o do entregador de pizza, Bongô; da personagem do folclore brasileiro que aparece sempre que alguém assobia, caipora; das três crianças amigas de Nino, Zeca, Pedro e Biba; da bruxa Morgana e tantos outros.


4. Salas Inéditas

A mostra, que já havia passado pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) em 2014 e pelo Memorial da América Latina em 2017, atraindo mais de 1 milhão de visitantes, dessa vez, conta com novidades que tornam a visita ainda mais interessante!

Aventuras na História

 

Entre as salas inéditas, destaca-se o Atelier de Criatividade, cujos espaços contam a história dos roteiristas, cinegrafistas, a criação musical da série e os figurinos. Em outros espaços, também é possível conferir os bonecos originais feitos pelo artista plástico Jésus Sêda.


5. Celebrar a cultura brasileira

Mais do que trazer boas recordações, visitar a exposição ‘Castelo Rá-Tim-Bum - 30 Anos’ também é uma forma de celebrar a cultura brasileira. Isso porque, o título, que aborda temas que continuam atuais mesmo após três décadas, evidenciando o folclore nacional e entretendo enquanto educa, já pode ser considerado um clássico produzido no Brasil, visto que é um sucesso de audiência que atravessa gerações.

Aventuras na História

 

Vale lembrar ainda que, tudo isso, fez com que o programa se tornasse um marco na história das produções nacionais voltadas para o público infantil, tornando a produção vencedora do prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) no ano em que foi lançada, ou seja, em 1994.


Detalhes!

Já é possível conseguir ingressos para a exposição 'Castelo Rá-Tim-Bum 30 anos' no site. A mostra pode ser conferida das terças às sextas, das 12h às 20h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.

celebração TV televisão comemoração programa série exposição tv cultura Castelo Rá-Tim-Bum

Leia também

1 Contra Todos: Existe uma história real por trás da série eletrizante?


Veja as confissões do Maníaco do Parque após a captura


As comidas que os membros da família real não podem comer em público


O pescador que encerrou a saga de crimes do Maníaco do Parque


Família real: 5 regras que as crianças da realeza precisam seguir


Maníaco do Parque: Como o serial killer foi capturado?