Tecido específico usado em roupas masculinas fez com que a francesa criasse uma peça que encanta até os dias atuais
Redação Publicado em 26/06/2021, às 08h00 - Atualizado em 24/12/2021, às 09h25
Os itens exagerados que influenciavam a moda feminina entre o final do século 19 e o começo do 20 não agradavam Gabrielle Chanel.
Com talento único, a francesa desenvolveu peças modernas, marcadas por cortes charmosos e pequenos detalhes, que mudaram a forma como as mulheres da época se vestiam. Uma dessas criações chama atenção até os dias atuais: o tailleur.
“O tecido de lã com fio grosso em sua composição, foi desenvolvido na Escócia no século 19. Com textura rústica e muito resistente, era usado para confeccionar trajes masculinos, e um de seus adeptos foi o célebre nobre britânico Duque de Westminster, que vestia casacos de tweed para caçar em solo escocês no período em que conheceu a estilista francesa, Gabrielle Coco Chanel. Isto aconteceu na década de 1920. Ela então mudou o destino do tecido”, explica Laura Wie, especialista em História da Moda e idealizadora do projeto Moda com História.
Mas como surgiu essa ideia?
Bom, esse é o tema de hoje do novo episódio do podcast ‘Aventuras Narradas e Moda com História’, num especial incrível sobre a carreira de Gabrielle Chanel.
Confira o episódio abaixo com roteiro e narração de Laura Wie.
O protocolo quebrado por Marilyn Monroe ao conhecer Elizabeth II
Desaparecimento de piloto brasileiro na Venezuela deixa autoridades em alerta
Antigos banhos romanos podem ter ajudado população a combater doenças
Neta preferida do príncipe Philip recebeu presentes e tarefa especiais do avô
História da moda: Série sobre o fundador da Dior estreia hoje
Nova espécie de iguana com língua laranja é descoberta na China