Fotografia de teleférico íngreme nos Alpes Suíços - Divulgação/Schilthorn Piz Gloria
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Suíça inaugura nos alpes o teleférico mais íngreme do mundo

Inaugurada em dezembro, rota conecta a vila de Stechelberg à estação Mürren, e chama atenção pela inclinação máxima do percurso; confira!

Éric Moreira Publicado em 07/01/2025, às 11h30

No último mês de dezembro, foi inaugurado nos Alpes Berneses, na Suíça, uma nova linha de teleféricos que chama atenção por ser considerada a mais íngreme do mundo. Com capacidade máxima para 85 passageiros e 6,8 toneladas, o teleférico percorre 1,2 quilômetros em apenas 4 minutos, a uma impressionante inclinação de 159,4%.

Com isso, um total de 800 pessoas podem fazer o percurso por hora, caso o teleférico opere com capacidade máxima. Sua rota conecta a vila de Stechelberg, na comuna de Lauterbrunnen, à estação ferroviária de Mürren, a uma altitude de cerca de 1.650 metros. As estações de parada são parte da área de esqui da região, e também da montanha Schilthorn.

O trecho, conforme repercute a CNN Brasil, é parte da Schilthorn Cableway, que conecta o vale de Lauterbrunnen e o pico de Schilthorn, localizado a cerca de 2.970 metros acima do nível do mar. Essa área é bastante procurada por turistas e moradores locais, principalmente para a prática de esportes de inverno.

Vale mencionar ainda que a estação Mürren se conecta à estação Birg, esta que, por sua vez, é conectada à estação Schilthorn. Do topo da montanha, é possível apreciar vistas privilegiadas de outros picos do entorno daqueles alpes, incluindo as montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.

No local também há um restaurante giratório, o Piz Gloria, e 15 painéis que compõem um "hall da fama". Eles servem como homenagem ao elenco e aos colaboradores do filme '007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade' (1969), que foi filmado ali naquela montanha.

 

Mais projetos

Apesar do novo teleférico, o cume do Schilthorn continua fechado para obras, em um conjunto de projetos que pretende ser finalizado somente em 2026, com a ideia de substituir teleféricos e reconstruir várias estações da montanha.

Além do teleférico, também será introduzido no local um novo veículo conhecido como Funifor — um modelo inédito na Europa e descrito como "excepcionalmente resistente ao vento", capaz de transportar 100 passageiros —, ligando as estações Mürren e Birg. O segundo veículo desse tipo deve começar a operar no mesmo trecho em novembro deste ano.

Com as alterações na área, espera-se que o tempo de trajeto entre a base e o topo da montanha, especificamente entre as estações de Stechelberg e Schilthorn, seja encurtado em 10 minutos, passando a demorar apenas cerca de 22 minutos.

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