Inspirado nos clássicos de um dos maiores nomes da música brasileira, novo filme sobre Adoniran Barbosa chega aos cinemas no dia 21 de março
Éric Moreira Publicado em 07/03/2024, às 12h22
No dia 21 deste mês, chegará aos cinemas brasileiros o novo filme 'Saudosa Maloca'. Os fãs de samba reconhecem facilmente o nome da obra, sendo esta uma música do icônico compositor brasileiro Adoniran Barbosa, central na história.
Inspirado nas músicas de Adoniran, 'Saudosa Maloca' é dirigido por Pedro Serrado, e resgata a trajetória de um dos mais geniais compositores da música brasileira. Quem dará vida ao sambista, por sua vez, é o músico e ator Paulo Miklos, mais conhecido por ser ex-vocalista da banda de rock Titãs.
+ Tiro ao Álvaro: ditadura militar brasileira não poupou nem Adoniran Barbosa da censura
Vale mencionar que o roteiro do novo filme conta com episódios, falas e personagens de vários sambas escritos por Adoniran Barbosa, formando uma única e especial crônica não somente sobre o artista, como também sobre o palco de várias de suas canções: a cidade de São Paulo.
No filme, como mostra o trailer, podemos ver um Adoniran já na casa dos 70 anos — lembrando que ele faleceu aos 72 anos, em 23 de novembro de 1982 — contando histórias de uma São Paulo do passado ao garçom de um bar. Ele então relembra dos amigos Matogrosso e Joca, vivendo em uma maloca que já não existe mais, ambos apaixonados por uma mulher chamada Iracema (Leilah Moreno).
Levando o samba para onde quer que fossem, Adoniran, Joca e Matogrosso encaram situações como a pobreza e a fome, mas tudo muda com o anúncio de que o bairro do Bixiga vivenciaria transformações extremas. Esse novo cenário faz o grupo perceber então que, se não arrumassem um emprego, seriam engolidos pelo progresso.
Nas palavras do diretor Pedro Serrano, seu novo trabalho se trata de "uma história brasileira, mas essencialmente paulista". "É um tributo à obra de um dos maiores sambistas de São Paulo e também uma reflexão sobre questões sociais importantes da cidade", complementa.
+ Que fim levou o “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa?
Confira a seguir novas imagens divulgadas da produção pela Elo Studios:
Russo é condenado a 13 anos de prisão por doar 50 euros ao exército ucraniano
Ainda Estou Aqui: Recriação de fotos da família da vida real surpreende internautas
Musical inspirado em Dom Casmurro entra em cartaz em São Paulo
A confissão de um colega de escola de Kate Middleton: 'Não sei se é apropriado'
Após vitória de Trump, acusados por invasão do Capitólio buscam indulto
Primeiro quadro feito por robô humanoide é leiloado por 1 milhão de dólares