Análise da pintura 'Um Gatinho', do pintor francês Paul Gauguin, revelou os restos de um besouro morto escondidos sob camadas de tinta
Éric Moreira Publicado em 06/12/2024, às 16h00 - Atualizado às 16h01
Recentemente, pesquisadores do Museu Van Gogh, em Amsterdã, na Holanda, descobriram após análises com raios X da pintura 'Um Gatinho', de Paul Gauguin — que foi amigo de Vincent van Gogh —, algo no mínimo inusitado: os restos de um besouro morto sob camadas de tinta.
Em comunicado, o museu explicou que o inseto provavelmente ficou preso na tinta durante sua criação, no fim do século 19. O vestígio do besouro encontrado tinha apenas um milímetro de comprimento, segundo o Artnet, mas os pesquisadores descrevem que é difícil identificar sua espécie exata, pois "ele está deitado de costas, com a cabeça e as pernas quebradas".
Vale mencionar ainda que, além do besouro, também foi encontrado do lado direito da obra uma impressão de jornal, que teria servido para proteger a tela. "Há mais de 100 anos, a tela foi colada a outra para reforçá-la, e durante esse processo, um jornal foi usado para proteger a pintura", explicam os especialistas no comunicado.
Porém, algo ainda mais interessante sobre a obra que foi descoberto é que ela seria, originalmente, parte de uma pintura ainda maior do artista francês. Isso é sugerido pois, ao lado esquerdo, inferior e superior da tela, foram identificados fios de tecido esticados em forma arqueada; ou seja, ela foi tensionada.
No entanto, essa deformação não ocorre no lado direito, o que sugere que a tela foi cortada nesse lado, provavelmente pelo próprio Gauguin", pontua o museu em comunicado.
Outro fato que sugere que 'Um Gatinho' seja apenas um fragmento é que, inspirado pelos girassóis pintados por van Gogh, Gauguin também começou a produzir naturezas-mortas. E em carta ao seu irmão, Theo, o artista neerlandês contou certa vez que o amigo estava "trabalhando em [...] uma grande natureza-morta de uma abóbora laranja, algumas maçãs e um tecido branco sobre um fundo e primeiro plano amarelos".
No entanto, segundo o Museu Van Gogh, não existe nenhuma "grande natureza-morta" conhecida de Gauguin. E como 'Um Gatinho' possui uma medida bastante alongada verticalmente, com 72 centímetros de altura por 25 centímetros de largura, e também apresenta uma abóbora sobre um fundo amarelo, ele pode ser parte da tal pintura mencionada por van Gogh ao irmão.
Outra possível comprovação dessa hipótese é que van Gogh pintou um retrato de Gauguin, onde é possível observar o francês trabalhando em uma pintura amarela com um objeto esférico à esquerda; e essa tela do neerlandês também foi recortada no lado direito.
Agora, tanto 'Um Gatinho' está exposto no Museu Van Gogh, juntamente aos novos resultados de sua análise recente, repercute a Revista Galileu.
Gramado: O que se sabe sobre a queda de avião que matou passageiros?
Stonehenge: A nova teoria sobre a origem e o propósito da Pedra do Altar
Tieta: Corte na abertura da novela decepciona Hans Donner
Acidente de ônibus deixa ao menos 10 mortos no Irã
No futuro, robôs poderão dizer como você está se sentindo a partir do suor
'Terrorista mais sexy da Rússia' é condenada após suposta sabotagem pró-Ucrânia