Rei Charles III e rainha Camilla - Getty Images
Rei Charles III e rainha Camilla - Getty Images
Família Real Britânica

Rei Charles III e rainha Camilla comemoram 20 anos de casados

O rei Charles III e a rainha Camilla comemoram nesta segunda-feira, 7, seu vigésimo aniversário de casamento durante uma visita de Estado à Itália

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 07/04/2025, às 11h30

O rei Charles III e a rainha Camilla comemoram nesta segunda-feira, 7, seu vigésimo aniversário de casamento durante uma visita de Estado à Itália. O casal real permanecerá em Roma de 7 a 10 de abril, e, no dia 9 — data exata do aniversário — será o convidado de honra em um banquete de gala oferecido pelo governo italiano.

Durante a viagem, também estava programada uma visita ao Vaticano. No entanto, o compromisso foi adiado por recomendação médica, já que o Papa Francisco precisou prolongar seu período de descanso, informou o Palácio de Buckingham.

Charles e Camilla se conheceram em 1970 durante uma partida de polo em Windsor, mantendo um relacionamento intermitente ao longo dos anos. Camilla casou-se com o oficial do exército britânico Andrew Parker Bowles em 1973, com quem teve dois filhos, Tom e Laura.

Charles, por sua vez, casou-se com Lady Diana Spencer em 1981, união que resultou nos príncipes William e Harry. Ambos os casamentos terminaram em divórcio na década de 1990. ​

Casamento

Após anos de especulações e atenção da mídia, o casal noivou em fevereiro de 2005, mesmo diante da rejeição de William e Harry à ideia. Em seu livro "O Que Sobra", o duque de Sussex relatou que ele e o irmão “suplicaram” para que o pai não se casasse novamente, temendo controvérsias e comparações com Diana, embora aprovassem Camilla como companheira.

Apesar disso, o casamento ocorreu em 9 de abril de 2005. Após a cerimônia civil realizada no Windsor Guildhall, o casal celebrou uma bênção religiosa na Capela de St. George, no Castelo de Windsor, repercute a CNN Brasil.

Charles e Camilla em seu casamento em 9 de abril de 2005 / Crédito: Getty Images

 

Conforme relatado pelo livro "O rei: A vida de Charles III", de Christopher Andersen, durante a cerimônia, Charles e Camilla tiveram que pedir perdão pelas traições:

“Reconhecemos e lamentamos nossos múltiplos pecados e maldades que, de tempos em tempos, gravemente cometemos, por ações, palavras e atos contra Tua Divina Majestade, provocando, muito justamente, Tua ira e indignação contra nós. Nós nos arrependemos sinceramente e sentimos muito por nossos erros”, afirmaram. 

A rainha Elizabeth II optou por não participar da cerimônia civil, mas compareceu à cerimônia religiosa e promoveu um chá em Windsor para celebrar a ocasião. O príncipe Philip também não esteve presente, ambos ausentes por questões religiosas — visto que, como chefe da Igreja Anglicana, não seria apropriado para a monarca participar do casamento civil de duas pessoas divorciadas.

Em setembro de 2022, com o falecimento da rainha Elizabeth II, Charles ascendeu ao trono como rei Charles III, e Camilla tornou-se rainha consorte. A relação do casal, marcada por altos e baixos, consolidou-se ao longo dos anos, e observadores reais destacam que o casamento de duas décadas trouxe estabilidade e felicidade a ambos. ​

Divórcio Casamento charles rainha elizabeth ii Princesa Diana Camilla Família Real britânica príncipe Harry príncipe William rei Charles III Rainha Camilla Andrew Parker Bowles

Leia também

Cabeça de mármore do século 2 é descoberta em basílica cristã em Roma


'Castelo Deserto': Descoberta cabeça de ponte romana inédita na Áustria


Trem Merci: Vagão de locomotiva da Segunda Guerra é redescoberto


O passageiro 'azarado' que foi transferido de última hora para o Titanic


'Portão dos Deuses' em montanha peruana pode revelar antiga civilização


O poço de 7.275 anos que pode ser a construção de madeira mais antiga do mundo