Segundo divulgou o G1, a obra foi analisada pelo jornalista e memorialista Sergio Willians, que acredita ter solucionado o mistério
Vanessa Centamori Publicado em 10/08/2020, às 15h48
Segundo divulgado pelo portal G1, o jornalista e memorialista Sergio Willians acredita ter identificado a misteriosa embarcação que encalhou na praia de Embaré, em Santos, no litoral paulista. A resposta para o mistério, segundo Willians, se encontra em um quadro do famoso pintor Benedito Calixto, de 1895.
Um equívoco no cadastro da obra foi identificado pelo jornalista. De modo errôneo, a pintura estava sob o título de O Encalhe do Veleiro Caldbeck em Praia Grande. "O quadro não retrata Praia Grande, não é a geografia da cidade. Pesquisando sobre o Caldbeck encontrei outro quadro de Calixto, esse sim retratando de fato o navio mencionado no cadastro", explicou Willians, ao portal de notícias.
Segundo ele, esse outro quadro é o qual realmente retrata Praia Grande, pois é possível ver a Ponta de Itaipú à esquerda. E a pintura classificada de modo equivocado é na verdade Santos, pois dá para ver que Calixto traçou a Ponta de Itaipú à direita e adentro do mar— uma visão que só se tem na Baía de Santos.
Com isso, o jornalista identificou que o navio misterioso é a embarcação inglesa Kestrel, que sofreu um acidente em Santos em 1895, nas praias do Boqueirão (atual faixa da praia de Embaré). Ele descarta a hipótese de que os destroços sejam do navio Nanny, pois esse último é bem maior e encalhou próximo à boca dos dois rios, localizada atualmente no canal 3 da cidade.
"Pelas evidências de tamanho e posição, acredito que seja o Kestrel. Outra evidência está no ano em que Calixto pintou o quadro, que coincide com o acidente do navio inglês. Não podemos afirmar, porque não temos bases documentais plenas, mas é uma forte hipótese", argumentou Willians.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro