O menor ovo de dinossauro foi encontrado na China - Divulgação
Dinossauro

Pesquisadores encontram menor ovo de dinossauro do mundo na China

Ovo foi encontrado durante escavações em um canteiro de obras no leste da China e estava preservado em um ninho junto com outros cinco ovos

Giovanna Gomes Publicado em 18/10/2024, às 16h09

Um grupo de pesquisadores que escavava um canteiro de obras em Meilin Township, na província de Jiangxi, no leste da China, fez uma descoberta impressionante: o que parece ser o menor ovo de dinossauro já encontrado no mundo. Medindo apenas 29 milímetros de comprimento, o ovo estava preservado em um ninho junto com outros cinco ovos fossilizados.

A equipe de cientistas inclui especialistas do Instituto de Pesquisa e Exploração Geológica de Jiangxi (JGSEI), da Universidade de Geociências da China (Wuhan) e do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados da Academia Chinesa de Ciências.

Em entrevista à agência de notícias Xinhua, os pesquisadores afirmaram que o ninho tem aproximadamente 80 milhões de anos, datando do período Cretáceo Superior. As informações são do portal Galileu.

A descoberta

A descoberta inicial foi feita em 2021, e desde então, o material tem sido estudado minuciosamente. Os resultados da pesquisa foram publicados no dia 14 de outubro na revista Historical Biology.

Para entender a microestrutura das cascas dos ovos, os cientistas usaram técnicas de imagem de alta resolução, revelando que os ovos pertenciam a uma espécie de terópode não aviário, um grupo de dinossauros que inclui grandes carnívoros, como o Tyrannosaurus rex.

Segundo Lou Fasheng, engenheiro-chefe do JGSEI, o menor ovo da ninhada é o mais completo. Anteriormente, o menor ovo de dinossauro registrado havia sido encontrado na província de Zhejiang, também na China, medindo cerca de 45,5 milímetros.

Comparação entre o ovo encontrado e os ovos de espécies modernas / Crédito: Divulgação

 

“Esta descoberta expande a diversidade de ovos de dinossauros do Cretáceo Superior que temos registro”, disse Fasheng à Xinhua. O achado pode trazer informações cruciais para o entendimento da evolução dos terópodes nesse período.

Os pesquisadores planejam usar microtomografia computadorizada para reconstruir o ninho fossilizado, o que permitirá identificar com maior precisão a espécie de dinossauro que colocou os ovos e fornecer informações sobre seus métodos reprodutivos.

China escavações Fósseis pesquisadores ovo menor ovo

Leia também

Juíza impede execução de homem condenado por 'síndrome do bebê sacudido'


Hamas: Autópsia revela causa da morte de líder do grupo


'Maníaco do Parque': Ator se recusou a visitar serial killer na prisão


Ucrânia em alerta: Zelensky sugere aliança militar entre Rússia e Coreia do Norte


'Meu Querido Bobby': Documentário choca assinantes da Netflix


Documentário da Netflix vai mostrar a queda e ascenção de Elvis Presley