Registro da orca Keto - Reprodução/Vídeo/Youtube/Loro Parque
Keto

Morre Keto, orca que matou treinador em 2009 na Espanha

Uma das grandes atrações do Loro Parque em Tenerife, Espanha, a orca Keto faleceu aos 29 anos na última sexta-feira, 22

Redação Publicado em 26/11/2024, às 12h51

A orca Keto, uma das principais atrações do Loro Parque em Tenerife, Espanha, faleceu aos 29 anos na última sexta-feira, 22, conforme comunicado divulgado pela instituição nas redes sociais.

A morte do cetáceo gerou uma onda de pesar entre organizações que defendem os direitos dos animais. Keto se tornou mundialmente conhecido em 2009, quando esteve envolvido em um trágico incidente que resultou na morte de seu treinador, Alexis Martinez, durante ensaio para um espetáculo natalino.

Na ocasião do acidente, a orca puxou o treinador para dentro da água, causando-lhe lesões fatais. Keto nasceu no SeaWorld de Orlando, Flórida, em 1995. Ele era filho de Kalina, a primeira orca nascida em cativeiro na franquia SeaWorld.

O pai de Keto foi capturado na Islândia em 1978 e morreu tragicamente antes do nascimento de seu filho devido a um acidente envolvendo um portão metálico.

Com apenas cinco anos, Keto já havia se apresentado em todos os parques SeaWorld dos Estados Unidos, segundo informações do The Dolphin Project (TDP). Em 2006, ele foi transferido para a Espanha com outras três orcas: Tekoe, Kohana e Skyla. Desde então, passou a integrar o elenco permanente de atrações do Loro Parque.

Vida em cativeiro

A mídia britânica relata que a vida em cativeiro trouxe consequências para Keto, que desenvolveu comportamentos atípicos para sua espécie. Entre eles estava o hábito de mastigar concreto, uma atividade que causou danos significativos aos seus dentes. Este comportamento é frequentemente interpretado como resultado do estresse e da frustração associados ao confinamento.

Na natureza, as orcas podem viver entre 50 e 90 anos, com os membros mais velhos desempenhando papéis cruciais no ensino de técnicas de caça e proteção aos mais jovens. Em contraste, Keto viveu apenas 29 anos no ambiente restrito.

Desconforto

De acordo com o comunicado oficial do Loro Parque, Keto começou a exibir "sinais de desconforto" recentemente e foi submetido a exames médicos. 

"Nos últimos dias, Keto mostrou sinais de desconforto. Nossa equipe veterinária e especialistas internacionais tomaram todas as medidas possíveis para ajudar. Infelizmente, apesar dos esforços intensivos e esgotamento de todos os recursos disponíveis, esse resultado trágico não pôde ser evitado".

Para elucidar as causas da morte de Keto, o parque anunciou que vai realizar exames detalhados com o apoio de especialistas da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.

Mundo morte Espanha prisão tragédia animal cativeiro orca treinador Alexis Martinez Keto

Leia também

Garrafa com mensagem deixada por arqueólogo é aberta após 150 anos


Fãs de Diana descobrem que William, George e Charlotte herdaram uma característica sua


'Ainda Estou Aqui': Qual o paradeiro do assassino de Rubens Paiva?


Dinamarca devolve à Turquia cabeça de bronze de imperador romano


O apelido carinhoso que só o príncipe George tinha para Elizabeth II


Obras de Di Cavalcanti e Portinari são roubadas de mansão de socialite