Vista aérea da Ilha Simushir - Oleg Dirksen/PA Wire
Vulcão

Mistério de vulcão que quase destruiu o mundo é finalmente desvendado

Erupção vulcânica ocorrida em 1831 provocou uma queda global de temperatura de cerca de 1°C, desencadeando perdas agrícolas ao redor do mundo

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 31/12/2024, às 13h00 - Atualizado em 03/01/2025, às 18h55

Uma equipe de cientistas desvendou recentemente o mistério por trás de uma erupção vulcânica ocorrida em 1831, que provocou uma queda global de temperatura de cerca de 1°C e desencadeou fome e perdas agrícolas ao redor de todo o mundo.

Após anos de debate na comunidade científica, pesquisadores da Universidade de St. Andrews identificaram o vulcão responsável: o Zavaritskii, localizado na remota ilha de Simushir, nas Ilhas Curilas, uma área de disputa entre Rússia e Japão.

História

A ilha, que atualmente é controlada pela Rússia, já foi utilizada como uma base secreta de submarinos nucleares durante a Guerra Fria. Hoje, opera como um posto militar estratégico.

A erupção foi datada para a primavera ou verão de 1831, graças à análise de fragmentos microscópicos de cinzas preservados em núcleos de gelo polar, uma técnica que só se tornou possível nos últimos anos.

O estudo, conduzido pelo Dr. Will Hutchison e publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, revelou uma correspondência química precisa entre os fragmentos de cinzas encontrados nos núcleos de gelo e amostras coletadas no vulcão Zavaritskii.

Foi um verdadeiro momento eureka no laboratório, quando percebemos que os dados eram idênticos", afirmou o Dr. Hutchison.

A análise química detalhada dos fragmentos de cinzas, com tamanho equivalente a um décimo do diâmetro de um fio de cabelo humano, permitiu identificar o evento explosivo e datá-lo com precisão.

Segundo Hutchison, a descoberta exigiu colaboração internacional com cientistas do Japão e da Rússia, que forneceram amostras coletadas nas Ilhas Curilas décadas atrás.

Registro da ilha onde se encontra o vulcão - Oleg Dirksen/PA Wire

A pesquisa também destacou o potencial inexplorado da região das Ilhas Curilas, que abriga uma densa atividade vulcânica. Hutchison enfatizou a importância de preparar respostas internacionais para futuras erupções de grande magnitude. "Precisamos estar prontos como comunidade científica e sociedade para coordenar uma resposta global quando o próximo grande evento acontecer", concluiu.

Leia também: Veja momento em que vulcão entra em erupção na Islândia

ciência descoberta notícias Erupção vulcão estudo mistério

Leia também

Paul Mescal revela que mentiu para conseguir primeiro grande papel


Suposto vidente afirma que Terceira Guerra Mundial terá início em 2025


Incêndio em shopping resulta na morte de mais de 500 animais nos EUA


Rei Charles lamenta morte de pessoa relacionada à família real em ataque nos EUA


Morre Tomiko Itooka, a pessoa mais velha do mundo, aos 116 anos


Freira brasileira é apontada como pessoa mais velha do mundo