Morning Glory Pool - Getty Images
EUA

Lixo e moedas jogados por turistas alteram a cor de piscina termal nos EUA

Turistas danificaram uma das mais belas e populares piscinas termais do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos

Redação Publicado em 24/09/2024, às 12h40

Turistas danificaram uma das mais belas e populares piscinas termais do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. As águas cristalinas da atração se transformaram em uma combinação de verde e amarelo, resultado de anos de acúmulo de moedas e detritos, informaram autoridades locais.

A piscina termal Morning Glory Pool, localizada próxima ao famoso gêiser Old Faithful, foi por décadas um ponto turístico imperdível de Yellowstone, repercute o jornal Cowboy State Daily. Suas águas azul-brilhantes e escaldantes eram tratadas como um poço dos desejos, onde visitantes jogavam moedas, lenços, lixo, pedaços de madeira, pedras e outros objetos.

"Há algumas citações adoráveis ​​sobre sua beleza e cores azuis deslumbrantes, e comparando-a à flor da glória da manhã", afirmou Alicia Murphy, historiadora do Parque Nacional de Yellowstone, em entrevista ao jornal

“Acho que muitas pessoas gostam de jogar coisas em piscinas. Poços de desejos são uma tradição consagrada pelo tempo. Jogue uma moeda em um poço de desejos e faça um pedido. Há algo sobre uma piscina de água que dá aos humanos um instinto estranho de jogar coisas nela", acrescentou. 

Registro da água azul brilhante da Morning Glory Pool  / Crédito: Getty Images

 

Degradação

Entretanto, segundo o jornal, os visitantes dos primeiros anos do parque, estabelecido em 1º de março de 1872 como o primeiro parque nacional dos Estados Unidos, não se preocupavam com a preservação ambiental.

Na época, não existia a prática rigorosa de "não deixar rastros", tão comum entre os amantes da natureza de hoje. Muitos turistas jogavam objetos em qualquer fenda ou piscina térmica, na esperança de provocar algum fenômeno "interessante".

"As pessoas não entendiam o encanamento e como os gêiseres funcionavam. Elas pensavam: ​​'Se jogarmos algo nesta piscina, poderemos fazê-la entrar em erupção'", explicou Murphy ao Cowboy State Daily.

Com o tempo, esses diversos itens comprometeram a beleza natural da Morning Glory Pool e, o que antes era um azul profundo, transformou-se em uma mistura de verdes, amarelos, azuis e laranjas.

Estados Unidos Parque Nacional de Yellowstone preservação ambiental águas termais gêiser Old Faithful Morning Glory Pool

Leia também

Garrafas de bebida datadas do século 18 são restauradas na Flórida


Cacatua é resgatada após sobreviver por quatro semanas em supermercado


Mulher é resgatada após sete horas presa em pedras ao tentar recuperar telefone


Arcebispo de Cantuária descobre ligações ancestrais com a escravidão


Fóssil encontrado no Brasil pode solucionar mistério sobre os dinossauros


Matt Damon está 'no meio da guerra' entre William e Harry, diz revista