Imagem ilustrativa - Pixabay
Apagão

Apagão de ontem foi causado por 'variação de frequência', especula diretor da ONS

A queda de energia teria sido resultado de uma perturbação na rede elétrica do Ceará; entenda!

Redação Publicado em 16/08/2023, às 10h14

Na última terça-feira, 15, por volta das 8h30 do horário de Brasília, o país foi tomado por um apagão de grande escala que afetou 25 estados, com as diferentes cidades brasileiras demorando entre 15 minutos e 2 horas para ter sua situação regularizada. 

O órgão responsável pela transmissão de energia elétrica pelo Brasil, que se chama Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), agora busca entender o que exatamente causou a falha

Em uma entrevista coletiva, Luiz Carlos Ciocchi, que é o diretor-geral da ONS, compartilhou suas especulações a respeito do motivo por trás do apagão. Conforme repercutiu o G1, ele acredita que o problema tenha se originado na rede elétrica do Ceará, na região Nordeste do país:

Na região do Ceará, as evidências, as nossas avaliações, dados e telemetria mostram que, naquela região, por volta das 8h30, houve uma variação de frequência descontrolada e não esperada. Isso nos leva a acreditar que ali possa estar contida nessa região elétrica a causa principal ou a causa raiz de todos os fenômenos que vieram a ocorrer", apontou Ciocchi

Perturbação 

Variação de frequência, vale mencionar, consiste em uma perturbação "entre a geração de energia e a carga elétrica". Esse falha teria gerado um efeito dominó através do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Por enquanto, a evidência é essa. Outras causas serão avaliadas oportunamente. Estamos trabalhando para identificar possíveis áreas ou perturbações", acrescentou o diretor-geral da ONS. 

Outro detalhe importante é que, ao fim de 48 horas após o apagão, está previsto para ser concluído um relatório inicial investigando suas causas. 

Brasil notícias energia apagão causa ONS

Leia também

Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II


Príncipe William revela que Charlotte chorou ao vê-lo de barba pela primeira vez


Monumento associado à lenda do rei Arthur teria, na verdade, 4 mil anos


Russo é condenado a 13 anos de prisão por doar 50 euros ao exército ucraniano


Ainda Estou Aqui: Recriação de fotos da família da vida real surpreende internautas


Musical inspirado em Dom Casmurro entra em cartaz em São Paulo