Butch Wilmore e Suni Williams - Getty Images
Astronautas

Astronautas presos no espaço poderão participar das eleições americanas; entenda

Astronautas que fazem parte da tripulação de teste da cápsula Starliner da Boeing poderão votar nas eleições presidenciais, mesmo estando na Estação Espacial Internacional

Giovanna Gomes Publicado em 20/09/2024, às 09h40

Os astronautas que se encontram presos na Estação Espacial Internacional até fevereiro do ano que vem poderão participar das eleições presidenciais dos Estados Unidos, votando diretamente do espaço. Suni Williams e Butch Wilmore, da NASA, que fazem parte da tripulação de teste da cápsula Starliner da Boeing, terão a chance de exercer seu dever cívico apesar da estadia prolongada na estação.

A NASA já tinha um plano de contingência para essa situação, e, graças a uma lei especial do Texas, os astronautas poderão votar a cerca de 400 quilômetros de altitude. "É um dever muito importante que temos como cidadãos, e estou ansiosa para votar do espaço, o que é muito legal", comentou Williams durante uma coletiva de imprensa em 13 de setembro, diretamente da estação espacial.

Desde 1997, quando a Legislatura do Texas aprovou uma alteração no Código Eleitoral, astronautas americanos podem votar enquanto estão em missões espaciais. O primeiro a fazê-lo foi David Wolf, que votou do espaço enquanto estava na Estação Espacial Mir.

O processo

De acordo com o portal O Globo, o processo de votação é bastante tecnológico: as cédulas são enviadas à Terra da mesma maneira que os dados da estação espacial são transmitidos — por meio da Near Space Network da NASA, uma constelação de satélites que se comunica com antenas em solo.

Assim que Wilmore e Williams completarem suas cédulas eletrônicas de voto ausente, elas serão criptografadas e armazenadas no sistema de computador da estação.

De lá, as cédulas passarão por um satélite de retransmissão até uma antena terrestre na White Sands Test Facility, da NASA, no Novo México. Em seguida, a NASA enviará as cédulas ao controle da missão em Houston, que as repassará ao escrivão do condado responsável por seu processamento.

EUA Nasa eleições astronautas Estação Espacial Internacional votar

Leia também

Morre Capitão Lisboa, torturador da ditadura militar que atuou ao lado de Ustra


Tailandesa revela como resistiu a ataque de píton gigante durante duas horas


Vilarejo na Itália oferece casas gratuitas e mais R$ 120 mil para quem quiser morar na região


Usina nuclear onde ocorreu acidente será reativada para abastecer datacenter da Microsoft


Arqueólogos identificam corpo encontrado em caixão de chumbo em Notre Dame


Arte rupestre pode representar espécie que viveu há 200 milhões de anos