Liana Friedenbach e Felipe Caffé (esq.) e Ari Friedenbach (dir.) - Arquivo pessoal e Reprodução / Vídeo / Record TV
Assassinato

Após 20 anos, pai de Liana Friedenbach diz que Champinha 'pagou o que devia'

Em 2003, Liana e o namorado, Felipe Caffé, foram assassinados em Embu Guaçu, São Paulo

Redação Publicado em 30/08/2023, às 16h05 - Atualizado em 01/09/2023, às 19h20

No programa "Balanço Geral" da última terça-feira, 29, uma entrevista exclusiva com Ari Friedenbach, pai da jovem Liana, vítima de tortura e assassinato juntamente com seu namorado, Felipe Caffé, trouxe à tona reflexões acerca do destino de criminosos menores de idade. É o caso de Roberto Aparecido Alves Cardoso, conhecido como Champinha, que tinha 16 anos quando cometeu o crime em Embu-Guaçu (SP) em 2003.

Champinha já pagou o que devia. Pode parecer meio chocante [essa afirmação], mas é o que eu penso. Nós temos uma legislação no país e o tempo máximo para maior de idade ficar preso é de 30 anos. No caso de Champinha, que cometeu o crime quando era menor, ele estava sob medida socioeducativa e hoje está na unidade experimental de saúde, interditado civilmente, ele não está na Fundação Casa e nem no presídio, e vai completar 20 anos nessa situação", explicou Ari.

Ponto de vista

Ari Friedenbach levanta uma questão crucial, destacando a importância de debater como lidar com criminosos que, após cumprir um período considerável de internação, como Champinha, devem ser reintegrados à sociedade, de acordo com o portal R7.

“Agora nós temos que pensar em como lidar com essa situação após 20 anos. Ele está internado nessa unidade experimental de saúde. Vamos mantê-lo recluso ou colocá-lo em liberdade?", perguntou o pai da vítima.

Ele finaliza voltando a pergunta para o apresentador, Reinaldo Gottino: "Como será feito esse acompanhamento e quem vai dar esse tratamento a Champinha? Esse é o debate, é uma questão que a sociedade tem que parar para pensar. Não basta a gente simplesmente resolver jogando a chave da masmorra no lixo ou simplesmente achando que a situação pode perdurar eternamente. Como a sociedade vai poder receber uma pessoa como essa?”.

São Paulo tortura assassinato entrevista pai 2003 20 anos 'Felipe Caffé' 'Liana Friedenbach' 'Champinha'

Leia também

Após dançar em festival na Colômbia, idosa desaparecida é encontrada


Cinebiografia polêmica de Trump será lançada no Brasil; veja a data


Rodrigo Faro detalha uso de próteses para interpretar Silvio Santos: 'Começava a escorrer'


Polêmica: Meghan Markle foi cortada em foto de aniversário de Harry?


Escavação descobre trincheira da Batalha de Waterloo na Bélgica


Titanic: 5 coisas que você provavelmente não sabia sobre o naufrágio