Entenda a origem do nome de uma das mais importantes personalidades da história mundial
Redação Publicado em 09/11/2021, às 13h49 - Atualizado em 25/03/2022, às 07h00
A origem de termos populares que se referem a personalidades notáveis da história muitas vezes é desconhecida das pessoas e o caso de Alexandre Magno não é diferente.
O rei da Macedônia que, ao conquistar um imenso território, tornou-se um dos mais conhecidos nomes do mundo antigo, já era chamado pelos antigos de "o Grande". Mas por que a alcunha "o Grande" e não outro termo?
Para entender esta questão é preciso voltar a alguns fatos sobre o poderoso conquistador, recordando seus feitos.
Sabe-se que Alexandre não começou sua vida militar do zero: herdou do pai, o rei Filipe II da Macedônia, quase todo o território que, à época, fazia parte da Grécia.
Segundo informações da revista Ciência Hoje das Crianças, após a morte do pai, o famosíssimo o Grande foi capaz de dominar, em apenas 12 anos, o Império Persa, a Síria e o Egito, criando o que seria um dos maiores impérios da história.
Certamente, a educação recebida pelo soberano exerceu grande papel sobre suas vitórias. Até porque, conforme a fonte, o jovem Alexandre foi educado por ninguém menos que Aristóteles, com quem aprendeu sobre política, ciências naturais, ética, medicina e geografia.
Assim, quando Filipe II foi assassinado, em 336 a.C., o macedônio partiu com sua cavalaria em direção à Ásia e deu início às suas batalhas.
Ele morreu aos 33 anos, na Babilônia com imenso poder militar, tanto que, mesmo com o passar de milênios, o epíteto pelo qual ficou conhecido, jamais foi esquecido.
Os feitos do rei macedônio logo se transformaram em lendas para seus contemporâneos. Estas eram contadas, não apenas pelas aldeias, mas também chegavam a lideranças militares que queriam ser como ele.
A historiadora Mary Beard, professora de Cultura Clássica, afirma que a expressão "o Grande" foi utilizada pela primeira vez pelos romanos, 150 anos após a morte de Alexandre.
Beard ainda ressalta que a grande maioria das histórias sobre as fantásticas conquistas do filho de Filipe II foram escritas muito depois da ocorrência dos fatos, por romanos que, mais tarde, fundariam um novo império.
Assim, é possível que eles tenham chamado Alexandre de “o Grande” porque queriam ser como ele.
Com a ilustre trajetória de Alexandre, sua saga é tema do podcast 'Desventuras na História'.
Narrado por Vítor Soares, professor de História e idealizador do projeto 'História em Meia Hora', o episódio apresenta um tom descontraído ao narrar a saga de grandes nomes da História.
Roy Chapman Andrews: O homem da vida real que teria inspirado Indiana Jones
Entretenimento mortal: confira 5 curiosidades sobre os gladiadores
Há 231 anos, Maria Antonieta enfrentava seu destino trágico na guilhotina
Os momentos finais de Che Guevara, morto há 57 anos
De Roanoke a sequestrador: 4 desaparecimentos que seguem um mistério
Veja 5 contribuições importantes de Da Vinci para a Ciência