O atentado tirou a vida do motorista do carro e deixou outro funcionário ferido
Penélope Coelho Publicado em 22/04/2020, às 10h00
Um funcionário da Organização Mundial da Saúde, OMS, morreu após ser atingido por vários tiros em Minbya, no estado noroeste de Rakhine. O ataque ocorreu enquanto amostras de testes com suspeitas de Covid-19 estavam sendo transportadas.
Pyae Sone Win Maung, de 28 anos, era o motorista que conduzia o veículo no dia do atendado. O homem chegou a ser levado para um hospital, mas, não resistiu e morreu por ferimentos na perna e cotovelo. Outro funcionário do governo que também estava no veículo ficou gravemente ferido.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, anunciou a morte do motorista em seu Twitter e fez uma nota de condolências ao funcionário, lamentando o ocorrido. Segundo Tedros, as causas do ataque estão sendo apuradas.
Heart broken to share devastating news: @WHO lost a valued colleague, Pyae Sone Win Maun, who was wounded in a security incident in Myanmar, while transporting #COVID19 surveillance samples. Tragic to lose a life while keeping the world safe. My deepest condolences to the family.
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) April 21, 2020
Situação em Minbya
O combate entre os militares e a facção separatista do Exército Arakan, que luta pela autonomia de seu povo, em Minbya — cresceu ainda mais nos últimos tempos, devido à pandemia de coronavírus. A comunidade internacional lançou um apelo de cessar-fogo no local, porém, ainda sem resposta. Segundo a ONU, as mortes relacionadas a este conflito aumentaram nas últimas semanas.
Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial
Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo
No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs
Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina
Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará
Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa