Imagem ilustrativa de um teste positivo para coronavírus - Pixabay
Pandemia

Governo americano vai acusar China de piratear vacinas para o coronavírus

Informação foi apurada por jornais americanos que afirmam que instituições federais tem provas de ciberataques contra as pesquisas sobre a Covid-19

Caio Tortamano Publicado em 11/05/2020, às 15h00

De acordo com o The New York Times, o governo dos Estados Unidos vai publicamente acusar a China de tentativas de piratear os testes desenvolvidos pelos americanos a respeito de uma vacina para o novo coronavírus.

O FBI, juntamente com o Departamento de Segurança Interna americano, vai apresentar evidências da ação de hackers de origem chinesa que, de acordo com funcionários do governo, tem ligação com a alta cúpula do comando chinês.

Em resposta, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Zhao Lijian afirmou que as afirmações são falsas, e garantiu que a China se opõe a ações de ciberataques. Além disso, Lijian ressaltou o papel de seu país no combate ao coronavírus no mundo, afirmando: “Estamos liderando a investigação mundial para o tratamento e para uma vacina para a Covid-19”.

Os Estados Unidos são, atualmente, o epicentro da Covid-19 no mundo, com mais de 1 milhão e 300 mil casos confirmados em seu território, o país já ultrapassou a marca dos 80 mil mortos. Ao redor do mundo, mais de 280 mil pessoas morreram em decorrência da doença.

Estados Unidos China pandemia vacina coronavírus hackers

Leia também

Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial


Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo


No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs


Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina


Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará


Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa