As informações sobre a nova variante foram divulgadas em uma pesquisa recente; confira
Penélope Coelho Publicado em 21/01/2022, às 10h31
Um novo estudo realizado de maneira conjunta entre as redes Vírus e Corona-ômica BR, vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou dados sobre a nova variante da Covid-19, ômicron, no Brasil.
Segundo a pesquisa, até agora a cepa já é responsável por 97% dos casos de novo coronavírus em solo brasileiro, levando em conta as identificações realizadas até a primeira semana de janeiro.
De acordo com informações publicadas na última quinta-feira, 20, pela CNN, a ômicron já alcança um percentual superior a 90% em pelo menos 13 estados do país, incluindo os mais populosos: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Segundo revelado na reportagem, a identificação da cepa é possível após a realização do teste RT-PCR, graças a um kit de diagnóstico que consegue detectar as mutações, na proteína spike.
Em nota, os envolvidos no estudo falaram sobre os resultados da pesquisa:
“Estes resultados demonstram a direta contribuição da variante Ômicron no aumento de casos de Covid-19 no Brasil e sua consequente maior transmissibilidade que as demais variantes de SARS-Cov-2 identificadas em território nacional”.
Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial
Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo
No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs
Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina
Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará
Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa